Rain25° / 25° C

ABASTECIMENTO

Compesa divulga medidas para garantir abastecimento no Carnaval

Um regime especial foi elaborado pela Companhia e vai funcionar entre os dias 21 de fevereiro e 9 de março

Publicado em: 18/02/2025 18:22 | Atualizado em: 18/02/2025 18:24

Estações de tratamento de porto de Galinhas foram reativadas pela Compesa por conta da crise hídrica (Foto: Divulgação/Compesa)
Estações de tratamento de porto de Galinhas foram reativadas pela Compesa por conta da crise hídrica (Foto: Divulgação/Compesa)
A Compesa elaborou uma estratégia de abastecimento para atender os foliões no período de Carnaval. Algumas localidades da Região Metropolitana do Recife seguirão um cronograma de distribuição reforçado, recebendo água todos os dias das 09h às 18h. O regime especial vai do dia 21 de fevereiro até o dia 9 de março.

Estarão neste regime os bairros da Ribeira, Carmo, Varadouro, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim, assim como as ruas 13 de Maio, Prudente de Morais e Bertioga.

Já os bairros e áreas do Monte, Bultrins, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso, Alto da Nação e Barreira do Rosário, o atendimento ocorrerá das 20h às 05h do dia seguinte, em dias já previstos em calendário. 

A consulta ao calendário de abastecimento da Compesa continua disponível nos canais de atendimento da empresa: site www.compesa.com.br, App Compesa e telefone 0800 081 0195.

O Recife Antigo já tem abastecimento diário, mas durante os festejos, a distribuição de água será monitorada para garantir o fornecimento sem intermitência. Já no bairro de São José, onde é realizado o desfile do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, o abastecimento será reforçado para garantir a diversão do folião, informa a Compesa.

No Litoral Sul, as praias de Porto de Galinhas e Muro Alto terão abastecimento diário, dos dias 1º a 9 de março devido a uma obra emergencial realizada pela Compesa para reativação de uma antiga estação de tratamento de água em Porto de Galinhas. 

Foram investidos R$ 400 mil nessa iniciativa, o que possibilitou um incremento de 45 litros de água por segundo mesmo sem a plena recuperação das barragens de Bita e Utinga, em Ipojuca, que estavam com níveis baixos devido à escassez hídrica.

Além do esquema especial de distribuição, 18 carros-pipa vão reforçar o abastecimento na Região Metropolitana do Recife durante o período de festejos de momo. O atendimento pelos veículos dará apoio aos veranistas e residentes em áreas como os bairros de Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição e Janga, em Paulista, além de Itamaracá e Ponta de Pedras, em Goiana. 

Os carros-pipa poderão ser solicitados através da central de atendimento 0800 081 0195 (Itamaracá ou Ponta de Pedras) ou presencialmente na Loja de Atendimento de Itamaracá.

Ações preventivas

A Compesa destaca que já fez 900 serviços nos principais corredores do Carnaval no grande Recife e que equipes continuam vistoriando cerca de 180 quilômetros de ruas. 

As equipes de produção também têm atuado na manutenção preventiva e corretiva dos principais sistemas produtores da RMR, como Tapacurá, Botafogo, Pirapama e Alto Céu, para assegurar a continuidade do abastecimento da população.

As ações preventivas no sistema de esgotamento sanitário dos principais polos de animação da RMR também estão sendo executadas pela Companhia, por meio da BRK, desde o início do ano. O objetivo é fazer com que as  redes coletoras de esgoto conuuem funcionando.

As atividades preventivas seguem até o final de fevereiro, com previsão de vistorias de aproximadamente 60 km de tubulações em bairros como Recife Antigo, Santo Antônio, São José e Boa Vista, no Recife, além do Amparo, Carmo, Bairro Novo, Varadouro e Guadalupe, em Olinda.

Interior

Já no interior, as ações para assegurar a continuidade do abastecimento nas cidades do Sertão estão concentradas em Triunfo, Salgueiro e Afogados da Ingazeira. As equipes de produção da Compesa têm atuado na manutenção preventiva e corretiva dos principais sistemas produtores, como Adutora do Oeste, Adutora do Moxotó e sistemas locais.

Nas regiões do Agreste e Matas, a Compesa intensificou as ações na rede de distribuição realizando vistorias para identificação e conserto de vazamentos, reposição de pavimento, conserto e substituição de ramais, manutenção de registros e elevatórias, além da requalificação de unidades operacionais. 

O objetivo é garantir a regularidade do abastecimento nas principais cidades foco da folia, como Bezerros, Pesqueira, Gravatá, Nazaré da Mata e no Litoral Sul. Além disso, as equipes de produção também têm atuado na manutenção preventiva e corretiva dos principais sistemas produtores, como Jucazinho e a Adutora do Agreste.

Plantão de atendimento

Durante os festejos, a Companhia também vai garantir equipes de plantão para atendimento a eventuais ocorrências de vazamentos ou extravasamentos e assegurar a operação dos sistemas, mesmo diante do aumento da demanda nas cidades. 

Na Região Metropolitana do Recife, 243 profissionais estarão envolvidos na execução de manutenções nas redes de distribuição de água e mais 1000 profissionais na operação e manutenção da produção e distribuição de água. No interior, mais de 500 profissionais da Compesa estarão de plantão no interior para atuar nas cidades com ou sem tradição carnavalesca.

Para um carnaval ainda mais tranquilo para a população, cerca de 33 equipes da BRK, totalizando 68 profissionais, estarão de plantão durante os dias da folia para atender eventuais solicitações emergenciais e assegurar o funcionamento adequado dos sistemas. 

Além disso, a BRK ampliou o monitoramento remoto por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), permitindo a detecção rápida de possíveis alterações e a atuação preventiva nas estações elevatórias. 

Em caso de necessidade de solicitações sobre o sistema de esgotamento sanitário, a população pode entrar em contato com a central de atendimento da Compesa, pelo telefone 0800 081 0195.

Mais notícias