Rain28° / 31° C

Transtornos

Chuva: Recife registrou uma morte, 10 quedas de galhos ou árvores e 14 semáforos quebrados

O volume de chuva registrado entre 7h30 e 10h30 desta quarta-feira (5) é superior ao esperado para todo o mês de fevereiro

Publicado em: 05/02/2025 14:30 | Atualizado em: 05/02/2025 14:43

 (Marina Torres/DP)
Marina Torres/DP


Em apenas três horas, o Recife foi atingido por um volume de chuva superior ao previsto para todo o mês de fevereiro. Por causa do temporal, a capital pernambucana registrou uma morte, 10 quedas de galhos ou árvores e 14 semáforos quebrados. Não há desalojados ou desabrigados na cidade.

Segundo a Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife, choveu de forma concentrada na cidade um total de 96 milímetros, entre 7h30 e 10h30 desta quarta-feira (5). Já a média histórica é de 91 milímetros para todo o mês de fevereiro.

"Tivemos um volume de chuva superior ao esperado para todo o mês de fevereiro", declarou o prefeito João Campos (PSB) em um vídeo publicado nas redes sociais. Nas últimas 24 horas, algumas localidades da capital chegaram a registrar 149 milímetros de chuva. 

O óbito foi registrado na Rua Dom Bosco, nas imediações do Colégio Americano Batista, no Centro da cidade. A suspeita é de que a vítima tenha sofrido um choque elétrico.

Até o momento, a Prefeitura do Recife não contabiliza desabrigados ou desalojados. O município conta com três abrigos ativos (Totó, Caçote e Coqueiral) para receber a população que queira sair das áreas de risco.

De acordo com a gestão municipal, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) recebeu dez chamados para quedas de galhos ou de árvores durante a manhã. Também houve 14 chamados para manutenção de semáforos.

Já a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife informou ter recebido 81 solicitações, incluindo pedidos de colocação de lonas e vistorias.

Abastecimento

Por causa das chuvas, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) desligou o sistema de abastecimento de água em diferentes bairros da capital. A situação acontece em função do acionamento do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro.

Os bairros afetados pela medida foram: Água Fria, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Beberibe, Bomba do Hemetério, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, COHAB, Coqueiral, Córrego do Jenipapo, Dois Unidos, Guabiraba, Jordão, Lagoa Encantada, Linha do Tiro, Macaxeira, Milagres, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Pacheco, Passarinho (Recife), Peixinho, Sítio dos Pintos (Dois Irmãos), Três Carneiros, UR 07 Várzea, URs 01, 02, 03, 04, 05, 10 e 12, Vasco da Gama.

Mais notícias