Rain25° / 25° C

Carnaval

Carnaval: Prefeitura de Olinda convoca comerciantes para assinatura de termo contra exploração infantil

Cartazes da campanha serão fixados em locais visíveis pelo serviço público para reforçar a garantia dos direitos das crianças e adolescentes

Publicado em: 09/02/2025 08:51

 (Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação de Olinda)
Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação de Olinda
A Prefeitura de Olinda está convocando os comerciantes que irão trabalhar no carnaval para assinatura de termo contra o assédio a crianças e adolescentes. O documento está disponível na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, que fica na Estrada do Bonsucesso, 306, de bairro do mesmo nome.

O termo consiste em não permitir a presença de crianças e adolescentes nos locais de comercialização de produtos, seja trabalhando ou acompanhando os pais e responsáveis; não comercializar bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes.

Além disso, a assinatura permite que o serviço público de enfrentamento do trabalho infantil AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) fixe em locais visíveis os cartazes das campanhas vigentes, referente à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O serviço é realizado pela equipe do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “Esse trabalho de sensibilizar os comerciantes formais e informais faz parte das ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil”, explicou a coordenadora do PETI, Kacirone Martins de Lima. 

“A assinatura do termo não passa apenas pela questão do trabalho infantil. Essa época de Carnaval também é de alerta sobre exploração sexual. Então, na verdade, é para que os comerciantes entendam a importância desse enfrentamento à violência de uma forma coletiva. Uma vez que eles também estão ali naquele ponto fixo, eles podem observar algumas coisas. Caso a população veja algo, Disque 100, que é o Disque Direitos Humanos, ligação que garante anonimato”, acrescentou.

Período das ações:

– 03 a 12 de fevereiro (inscrição dos antigos)

– 13 a 20 de fevereiro (inscrição dos novos)

Horário: 9h às 13h

Tags: olinda | carnaval |

Mais notícias