Clouds26° / 27° C

Carnaval

Carnaval do Recife 2025: veja detalhes do Galo Gigante, que reinará na Ponte Duarte Coelho

Com 32 metros e oito toneladas, o Galo Cidadão Ecológico será erguido na Ponte Duarte Coelho no dia 26

Publicado em: 17/02/2025 11:50 | Atualizado em: 17/02/2025 16:43

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Sob a temática do Carnaval do Recife 2025, “Carnaval do Recife. É gente”, e assinada por Leopoldo Nóbrega e da designer Germana Xavier, a alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho assume, neste ano, a identidade do Galo Cidadão Ecológico. 

Com 32 metros de altura, cinco a mais do que nos anos anteriores, o galo traz mensagens de respeito e inclusão a população neurodivergente, saúda o meio ambiente, faz homenagem aos catadores de lixo e reverência manifestações culturais e agremiações carnavalescas. Ao todo, a alegoria pesará 8 toneladas.

Para confeccionar a alegoria, Leopoldo Nóbrega explicou que “todos os cidadãos podem colaborar para a doação de garrafas PET de dois litros, que irão compor a vestimenta de 2025 (vide serviço para os locais onde podem ser realizadas doações até o dia 22, quando as partes do galo seguirão para a ponte, para montagem”. 

“Esta ação permite que o cidadão seja co-responsável e faça parte da criação da escultura. Ao depositar as garrafas PET nos pontos de doação, além de se tornar parte integrante e ativa da maior obra de arte a céu aberto do Carnaval do Brasil, o cidadão contribui com o meio ambiente e torna a cidade mais resiliente ao impacto das águas de córregos, canais e rios, destinos finais de descartes incorretos do lixo que produzimos”, comentou. 

A alegoria
 
A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz tons quentes que remetem ao frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. O branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural.
 
“O Maracatu traz o psicodélico dessas gotas e desse bordado paramétrico para a indumentária do gigante, já a La Ursa empresta o seu balanço com retalhos e materiais para revestir as asas”, ressaltou Leopoldo. 
 
Segundo a agremiação, as asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também está presente no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo.  

Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganham sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos ‘tornozelos’) feitas de pneus reciclados. Ao todo, foram utilizados cerca de 220 unidades. 

A seus pés, o Galo contará com um jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados. O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua relevante contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e tão presentes no Recife, Cidade Parque e cujos espaços abertos e de convivência urbana ao longo do Capibaribe dialogam com o Gigante, que reina sobre as águas do maior dos rios que cruzam a cidade.
 
Além disso, o Galo da Madrugada receberá um presente especial dos ciganos: um anel de ouro que será colocado nas penas violetas. O anel, feito de latão e com trabalho artesanal, simboliza a presença dos ciganos em Pernambuco.
 

Mais notícias