![Olinda (Foto: Francisco Silva/DP) Olinda (Foto: Francisco Silva/DP)]() |
Olinda (Foto: Francisco Silva/DP) |
O Carnaval de Olinda 2025 está chegando com força total, e a expectativa é de que a cidade receba mais de 4 milhões de foliões de diversas partes do estado, do país e do mundo. Com um planejamento detalhado e a participação ativa de todas as secretarias municipais, a festa promete ser um evento de inclusão, segurança, e muita celebração da cultura popular. As ruas históricas de Olinda se preparam para vivenciar um carnaval com ações voltadas para o conforto e bem-estar dos foliões, além de um olhar atento para a preservação do patrimônio cultural da cidade.
“A marca que a Secretaria de Cultura traz para este Carnaval é a construção de uma história nova e diferente, valorizando a cultura popular. Vamos fortalecer o intercâmbio cultural, trazendo brincantes para outras cidades e recebendo visitantes de fora, além de garantir a descentralização do evento com polos em bairros como Peixinhos. A proposta é unir a cultura com o patrimônio, criando um ambiente acolhedor e autêntico”, afirmou Luiz Adolpho, Secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda.
Em sintonia com o trabalho das diversas secretarias, a Prefeita de Olinda, Mirella Almeida, reforçou a importância de um carnaval seguro e inclusivo: “O carnaval que queremos é um carnaval de alegria, respeito e inclusão, onde todos sejam bem-vindos e ninguém seja deixado para trás. Garantimos um protocolo livre de assédio, que é uma grande conquista para nós. Com um trabalho organizado e planejado, estamos confiantes de que Olinda realizará o maior e melhor carnaval do mundo, repleto de música, orquestras e muita cultura popular.”
Além da oferta de uma programação cultural inovadora, que inclui o desfile de maracatus, apresentações de orquestras e a volta das tradicionais brincadeiras de rua, a Prefeitura de Olinda preparou um conjunto de serviços para garantir a segurança e o bem-estar de todos os foliões durante os dias de festa.
A cidade contará com um efetivo integrado de segurança, com a Guarda Civil Municipal atuando junto à Polícia Militar e outros órgãos. A instalação de 120 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, incluindo o Sítio Histórico, visa garantir mais tranquilidade para os foliões. A Delegacia Interativa, funcionando 24 horas, também será um ponto de apoio essencial para a confecção de Boletins de Ocorrência e a guarda de objetos perdidos.
Já a Secretaria de Saúde montará postos de atendimento na Praça João Pessoa e nas principais vias de Olinda, visando oferecer informações sobre cuidados com a saúde, distribuir preservativos e realizar testes rápidos de HIV e Sífilis. O SAMU estará disponível 24 horas para atendimento de urgências médicas.
O Camarote da Acessibilidade, localizado na Praça do Carmo, oferecerá 60 vagas diárias para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. O Polo de Proteção a Crianças e Adolescentes, no Clube Atlântico, promoverá atividades recreativas e artísticas para os pequenos foliões, garantindo um ambiente seguro para todos.
Com a participação da Secretaria de Mobilidade Urbana, a cidade terá 29 pontos de bloqueio para otimizar o trânsito e a circulação de foliões, além de seis pontos de táxi e rotas alternativas para transportes por aplicativos. Também serão disponibilizadas linhas especiais de ônibus, com o Expresso da Folia, para facilitar o acesso ao Sítio Histórico.
Para os amantes da boa comida, o Polo Gastronômico Olinda dá Gosto no Carnaval trará 14 chefs da cidade, oferecendo uma vasta gama de pratos típicos e deliciosos, das 11h às 22h, ao redor da Praça do Carmo.
Com o compromisso de manter a cidade limpa e organizada, a Secretaria de Gestão Urbana disponibilizará 350 cabines sanitárias e reforçará os serviços de limpeza com o uso de máquinas de varrição mecânica, garantindo mais conforto para os foliões.
A cidade promete um Carnaval com identidade própria, onde a tradição e a inovação se encontram, proporcionando uma experiência única para os visitantes.