![Tumaraca marcou abertura da festa no Recife (Francisco Silva/DP Foto) Tumaraca marcou abertura da festa no Recife (Francisco Silva/DP Foto)]() |
Tumaraca marcou abertura da festa no Recife (Francisco Silva/DP Foto) |
O carnaval da capital pernambucana começou oficialmente no fim da tarde desta quinta-feira (27) com o tradicional cortejo dos maracatus. Em seguida, será a vez dos shows tomarem conta do palco do Marco Zero. Uma multidão vibrante toma conta do Bairro do Recife.
A abertura da festa foi feita com o 22º Tumaraca, com o tema “Maracatu Futuro Ancestral”, reunindo 13 nações de maracatu sob a direção artística de Lucas dos Prazeres. O cortejo saiu às 16h da Rua da Moeda com destino à Praça do Marco Zero.
Veja a abertura do Carnaval 2025 do Recife
Os mestres dos grupos de maracatu fizeram uma saudação a Naná Vasconcelos, que morreu em 2016, e foi criador do cortejo. Outro homenageado deste ano é o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi, que morreu em dezembro do ano passado e conduzia festas da Noite dos Tambores Silenciosos e das Águas de Oxalá.
Também subiram ao palco o homenageado Marron Brasileiro e convidados como Luciano Ferraz, Elba Ramalho, André Rio, Barro, Larissa Lisboa, Martins e Almério. O primeiro dia de festa encerra com Ney Matogrosso, que pisará pela primeira vez nos palcos do carnaval recifense, seguido do brega de Raphaela Santos.
Ney Matogrosso contou sobre o sentimento de subir no principal palco do carnaval do Recife pela primeira vez, mesmo com uma longa trajetória na música. "A primeira vez é a que me deixa mais nervoso, mas hoje em dia eu acho ótimo e não estou nervoso. A energia do povo pernambucano é diferente”, registrou.
Nos próximos dias, o maior palco da cidade vai receber nomes como Glória Groove, Pabllo Vittar, Ferrugem, Alcione, Elba Ramalho e Alceu Valença.
A expectativa de público para todo o período é de 3 milhões de pessoas. Acompanhado do vice, Victor Marques, e da namorada, a deputada federal Tabata Amaral, o prefeito da cidade, João Campos, convidou os foliões para a festa.
"A gente deixa uma mensagem de alegria para todo mundo vir brincar, aproveitar, brincar em paz, em harmonia e com respeito. Na nossa central de serviço tem uma área que é muito importante, que é a de direitos humanos para garantir um carnaval de respeito para qualquer tipo de folião", afirmou.