Rain26° / 29° C

CARNAVAL 2025

Carnaval 2025: saiba como aderir práticas sustentáveis durante a festa

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), compartilha dicas essenciais para um carnaval mais sustentável, alinhando diversão e responsabilidade ecológica

Publicado em: 26/02/2025 10:39

Galo Gigante ecológico  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Galo Gigante ecológico (Foto: Rafael Vieira/DP)
Com a chegada do Carnaval de 2025, é fundamental que os foliões também se atentem aos impactos ambientais gerados por essa celebração. Para reduzir o desperdício de materiais e as emissões de carbono, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), compartilha dicas essenciais para um carnaval mais sustentável, alinhando diversão e responsabilidade ecológica.

A primeira recomendação é repensar o deslocamento até os eventos carnavalescos. Optar pelo transporte público ou coletivo, como ônibus. Isso contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e diminui os congestionamentos nas áreas mais movimentadas. 

Em relação aos resíduos sólidos, a gerente técnica de Resíduos Sólidos da Semas-PE, Monaliza Andrade, orienta os foliões a priorizarem o uso de garrafas e copos ecológicos reutilizáveis. Essa atitude evita o desperdício de plástico e outros materiais descartáveis. Caso o consumo de bebidas seja inevitável nos recipientes vendidos, a dica é escolher latas, que são 100% recicláveis e mais valorizadas pelos catadores de recicláveis. Além disso, Monaliza sugere a reutilização de roupas e abadás para a confecção de fantasias, preferindo materiais leves e recicláveis que possam ser reaproveitados posteriormente.

A estética carnavalesca também pode ser mais ecológica. Uma alternativa ao glitter tradicional, que leva séculos para se decompor, é o bioglitter, uma opção biodegradável que se dissolve em cerca de 24 dias. Outra opção sustentável são os confetes feitos a partir de folhas de árvores, tanto secas quanto verdes, substituindo o papel e evitando o acúmulo de resíduos plásticos no ambiente.

A orientação da Semas-PE quanto ao descarte de material é procurar os catadores de materiais recicláveis, que desempenham papel crucial na coleta e reintegração desses materiais à cadeia produtiva, além de contribuir para a economia circular. Jamais se deve abandonar resíduos nas ruas ou em locais impróprios, pois isso prejudica o meio ambiente e compromete o trabalho dos catadores.

A conscientização sobre essas práticas simples, mas impactantes, é vital para garantir que o Carnaval de 2025 seja não apenas uma festa de alegria e celebração, mas também uma festa de respeito ao meio ambiente.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua