Clouds26° / 27° C

Carnaval

Carnaval 2025: Prefeitura do Recife divulga esquema de serviços

Confira os serviços que serão ofertados pela Prefeitura do Recife

Publicado em: 18/02/2025 17:52

 (Foto: Jorge Luiz/Prefeitura do Recife)
Foto: Jorge Luiz/Prefeitura do Recife
Com a chegada do Carnaval 2025, a Prefeitura do Recife organizou esquemas especiais de saúde, limpeza e trânsito para a festa de momo. Confira a seguir os serviços que serão oferecidos: 

Saúde

Para o Carnaval do Recife 2025, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema, envolvendo mais de 2,5 mil profissionais dedicados a atendimentos de urgência, serviços de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST), redução de danos e orientações à população. O esquema especial irá operar a partir de quarta (26) e seguirá até a noite da terça-feira (4/3).

Segundo a gestão municipal, serão, ao todo, dez unidades de saúde funcionando 24 horas, contemplando diversas especialidades médicas, além de 46 ambulâncias e 25 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que este ano também contará com três novas Unidades de Suporte Básico (USB) durante a folia no Marco Zero. 

No Recife Antigo, o Samu atuará com 1.641 profissionais, 46 ambulâncias e 25 motolâncias. No Marco Zero serão implantadas mais três Unidades de Suporte Básico (USB), totalizando sete, que serão posicionadas às margens das pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau e na Rua do Apolo. 

Além disso, serão mantidos dois Postos Médicos Avançados (PMA), em frente ao Cais do Sertão e ao lado do banco Santander, ambos na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, com capacidade para 150 atendimentos por dia. 

O encerramento ocorrerá uma hora após o término das atrações do palco principal.

Além disso, haverá o suporte de cinco ambulâncias, uma para cada região que possua polos descentralizados, que serão enviadas aos locais cujas atrações aglomerem maior quantidade de foliões. 

Para o Galo da Madrugada, o Samu irá mobilizar 212 profissionais e um esquema de cinco equipamentos fixos, que são os Postos Médicos Avançados, e mais 33 móveis - uma Unidade de Suporte Avançado, seis USBs, uma Unidade de Suporte a Incidentes com Múltiplas Vítimas, 25 motolâncias e um helicóptero.

Os pontos fixos serão instalados na Praça Sérgio Loreto, na Avenida Dantas Barreto, no Pátio do Carmo, na Rua do Sol e na Praça do Diario e funcionarão das 7h às 19h, exceto o da Rua do Sol, que seguirá até às 21h. 

Durante o Carnaval, a população do Recife contará com dez unidades de saúde, sendo oito da rede municipal e duas da complementar, para atendimentos de urgência 24h em diversas especialidades, clínica médica; pediatria; odontologia; maternidade/obstetrícia; traumato-ortopedia; oftalmologia e violência contra mulher. 

Saúde do Trabalhador - Os trabalhadores formais e informais das mais diversas atividades econômicas exercidas durante o Carnaval do Recife terão o Espaço Bem-Estar. O espaço oferece práticas integrativas complementares em saúde (PICS) para o alívio rápido de desconfortos, como ventosaterapia, reflexologia podal, massagem corporal e auriculoterapia. 

Ao todo, serão 63 profissionais, sendo 53 terapeutas. A expectativa é ultrapassar 2 mil atendimentos. O local funcionará na Avenida Alfredo Lisboa, no térreo do Cais do Sertão, no Recife Antigo, da quarta-feira (26/2) até a terça (4/3). 

Durante o Carnaval, a Secretaria vai ofertar um milhão de preservativos masculinos e femininos, e mais 300 mil sachês de gel lubrificante e 15 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em três pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife; Ibura e Várzea, das 17h à meia noite. O resultado sai em cerca de 20 minutos. Nos casos em que der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

O stand no Polo Arsenal funcionará da quarta (26/2) até a terça-feira (4/3). Já o do Polo Ibura estará aberto do domingo (2/3) até a Quarta-feira de Cinzas (5/2) e o do Polo da Várzea, do domingo (2/3) até a terça -feira (4/3). 

Desde o mês de janeiro, tem sido intensificado o acesso e a oferta de Profilaxia Pré Exposição (PrEP) na rede municipal de saúde, com a estratégia PREPARA A Prevenção, das 8h às 17h, nos sábados e por demanda espontânea. O serviço é ofertado na Policlínica Lessa de Andrade, SAE Gouveia de Barros, Policlínica Salomão Kelner, Centro de Saúde Ivo Rabelo e Policlínica Clementino Fraga. 

Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, Arnaldo Marques, Agamenon Magalhães e Amaury Coutinho. Além do Hospital da Mulher e Maternidade Bandeira Filho, especificamente para pessoas vítimas de violência sexual. 

A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfuro cortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

A Secretaria de Saúde executará, também, a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o Carnaval. Cerca de 280 trabalhadores, entre agentes redutores de danos e arte-educadores, realizarão abordagens e encenações para estimular medidas preventivas e de cuidados em saúde relacionadas aos comportamentos de risco inerentes ao uso de substâncias psicoativas, além de distribuição de insumos para prevenção de ISTs e oferta de troca de garrafas de vidro por plásticas aos foliões. 

Desde o primeiro dia de Carnaval, serão disponibilizados aos foliões materiais informativos, pulseiras de identificação para crianças, 60 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro e 500 mil insumos de prevenção a ISTs, como preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Os agentes farão, ainda, orientações quanto à Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), além de informar sobre os postos do Samu e pontos de urgência e emergência da Rede de Saúde do Recife.

As equipes poderão ser encontradas no stand da Redução de Danos, na Praça do Arsenal, e no stand Cuide-se, na Alameda de Serviços. Além disso, farão abordagens educativas no polos oficiais, descentralizados e nos polinhos comunitários; nos terminais do Expresso da Folia dos shoppings Tacaruna, Plaza, Riomar e Recife; nas pontes Giratória, Buarque de Macedo e Maurício de Nassau, e no Galo da Madrugada. Vale salientar que, no desfile do maior bloco de Carnaval do mundo, os redutores de danos atuarão nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Avenida Sul, Rua Imperial e Estação Central do Metrô e nas pontes Duarte Coelho, Princesa Isabel e Duarte Coelho), bem como nos locais de barreira da Vigilância Sanitária do Recife. E somente neste dia, a expectativa é fazer a troca de 25 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro. 

Vigilância Epidemiológica - Durante o período do Carnaval, a Vigilância Epidemiológica do Recife estará coletando dados e monitorando o cenário epidemiológico nas principais unidades de pronto atendimento da rede de saúde municipal e nos polos descentralizados do Samu para detectar possíveis surtos ou eventos inusitados, a fim de prevenir e mitigar os riscos para a saúde pública e interromper a cadeia de transmissão dessas doenças.

No Carnaval, também será realizada ação de prevenção do uso do cigarro eletrônico na Praça do Arsenal.

Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador - O trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife começa antes mesmo do início dos festejos de Momo. Os inspetores sanitários promoverão a capacitação sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos. E as inspeções sanitárias já têm sido intensificadas nas fábricas de gelo instaladas na capital pernambucana, rede hoteleira, serviços de buffet, bares e restaurantes no entorno dos polos.

Durante o Carnaval, equipes da Visa Recife e da Vigilância em Saúde do Trabalhador farão operações conjuntas itinerantes nos postos do SAMU nos polos de animação e no Galo da Madrugada. No sábado de Carnaval, inclusive, haverá inspeções nos camarotes, trios (serviços de alimentação e postos médicos e ambulâncias) e nos locais que produzem, transportam e comercializam alimentos, sejam eles formais ou informais. 

Além disso, será montado um stand também conjunto na Praça do Arsenal, onde profissionais receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre o consumo e oferta de alimentos seguros. Denúncias também poderão ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal de Saúde (0800-281-1520) e via ConectaZap da Prefeitura (81-99117-1407). 

Tais ações têm o principal objetivo garantir a boa prática na manipulação de alimentos, de modo a reduzir ou eliminar os potenciais riscos que a produção inadequada desses produtos e serviços podem causar ao consumidor, além de minimizar os riscos de acidentes de trabalho e orientar quanto ao uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI).

Limpeza

Para garantir mais conforto e a segurança dos foliões durante o Carnaval 2025, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um forte esquema de limpeza para os períodos antes, durante e depois do reinado de Momo. Segundo a autarquia, serão 1.200 pessoas envolvidas nas ações de limpeza, além do efetivo composto para a manutenção e a segurança de todos.

Serão 16 caminhões-pipa e 18 compactadores de lixo para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa, bem como materiais que serão utilizados durante os serviços: 6 milhões de litros de água; 4.904 litros de essência; 435 kg de Enzilimp; e 5.478 litros de detergente. Além disso, serão 50 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nos polos de festividades da cidade.

Todos os anos, durante o período de Carnaval, a Emlurb realiza a ação de colocação de tapumes, serviço voltado para a proteção de prédios públicos, imóveis que encontram-se em risco e outros que estão situados em locais onde haverá grande concentração de pessoas por causa da festa. Este ano, a área tapumada chegará a 17.011,96 m². 

O serviço tem início antes das festividades para que todos os locais já estejam protegidos quando o carnaval começa e o material é totalmente retirado após o reinado de Momo.

O foco maior da ação fica no Bairro do Recife, incluindo diversos locais como Paço do Frevo, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Paço Alfândega, Edf. Nassau, TRT, TRF, Museu do Cais do Sertão, Igreja da Madre de Deus, Torre Malakoff, Edf. Chanteclair e Sinagoga, além de outros pontos como o Teatro Santa Isabel, Cinema São Luiz e Praça da República.

Trânsito

A partir das 11h deste sábado (22), a CTTU vai realizar a primeira etapa da operação Galo da Madrugada, com bloqueio da Ponte Duarte Coelho para a montagem da estrutura do Galo gigante.  Agentes de trânsito vão participar da ação e montar desvios na Avenida Conde da Boa Vista x Rua da Aurora, Rua do Sol x Ponte Duarte Coelho e Avenida Dantas Barreto x Avenida Guararapes. 

A reabertura da ponte será feita após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para o domingo (9).

A segunda etapa da operação será a partir das 21h da sexta-feira (28) e segue até as 20h do sábado (1). A CTTU vai realizar o fechamento das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá concentração da agremiação. 

Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. Além disso, a Avenida Sul também será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal (antigo pontilhão).

No Viaduto Capitão Temudo, haverá bloqueio das alças que dão acesso à Rua Imperial. Dessa forma, o acesso ao bairro de Afogados será feito pela Avenida Saturnino de Brito, Rua Comandante Antônio Manhães de Mato e Rua General Estilac Leal. Quem vem da Ponte Joaquim Cardoso, próximo ao Imip, não poderá acessar a Rua Imperial e deverá seguir para o bairro de Afogados pela Avenida Beira Rio. 

Já na terceira etapa, no dia 1º às 4h, também haverá interdição de trânsito na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo, onde os ônibus e demais veículos deverão retornar pela Avenida da Saudade ou seguir pela Rua dos Palmares. 

A Rua Princesa Isabel também será bloqueada a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, portanto, os condutores vindos da Rua do Príncipe deverão realizar o giro à esquerda para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Olinda. Quem estiver na Zona Oeste ou na Zona Sul em direção à Zona Norte deverá utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães como rota alternativa. 

Esquema de Circulação das Pontes: 

Ponte Princesa Isabel - A partir do sábado (1), às 5h, a Ponte Princesa Isabel será fechada para veículos. Os ônibus e táxis só poderão acessar a Ponte Princesa Isabel a partir do domingo (2).O trajeto de ônibus e táxis, quando liberados, seguirão pela Rua do Sol, Palácio do Campo das Princesas e Rua do Imperador Dom Pedro II. 

Ponte Maurício de Nassau - Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h da sexta-feira (28), podendo ser antes, a depender do fluxo de pessoas. A previsão para liberação é às 7h da quarta-feira (5). 

Ponte Buarque de Macedo - Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h da sexta-feira (28) até as 7h da quarta-feira (5). Diariamente, das 6h às 12h, a Ponte será aberta para abastecimento e limpeza do Bairro do Recife. 

Ponte do Limoeiro - Ficará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). A ponte será bloqueada para os carros quando as vagas de estacionamento se esgotarem. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para o Expresso da Folia.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua