![(Foto: Rafael Vieira) (Foto: Rafael Vieira)]() |
Foto: Rafael Vieira |
O carnaval no Recife trouxe grandes alterações na circulação de veículos e pedestres. Durante a Operação Galo da Madrugada serão realizadas diversas interdições e mudanças no tráfego de áreas centrais da cidade, visando garantir a segurança e o conforto de todos os foliões.
A Operação Galo da Madrugada foi dividida em três etapas, com interdições progressivas e horários específicos. A primeira intervenção aconteceu no último sábado (22), com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da estrutura do Galo gigante. Durante o bloqueio, foram realizadas desvios em pontos-chave como a Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora. A reabertura da ponte está prevista para o domingo (9), após a desmontagem de toda a estrutura.
Já na segunda fase da operação, que começará às 21h de sexta-feira (28) e vai até às 20h do sábado (1), a CTTU irá interditar ruas nos bairros de São José e Santo Antônio, áreas de grande concentração durante a festa. As interdições afetarão vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial. Além disso, a Avenida Sul será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal.
No Viaduto Capitão Temudo, haverá restrição nas alças que dão acesso à Rua Imperial. Os motoristas que estiverem em direção ao bairro de Afogados deverão utilizar alternativas como a Avenida Saturnino de Brito e Rua Comandante Antônio Manhães de Mato.
A terceira etapa, prevista para o dia 1º de março, às 4h, trará bloqueios na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo. Os veículos serão orientados a retornar pela Avenida da Saudade ou seguir pela Rua dos Palmares. Além disso, a Rua Princesa Isabel será bloqueada, obrigando os motoristas a realizarem manobras para acessar a Avenida Cruz Cabugá.
No Bairro do Recife, as mudanças no trânsito começaram na última quinta-feira (27) e se estenderão até o dia 5 de março. Nesse período, haverá proibição de estacionamento em toda a área, inclusive nas zonas de Zona Azul. As vias estarão liberadas apenas para saída de veículos. Os acessos à Avenida Alfredo Lisboa e à Rua Madre de Deus serão interditados, mas serão reabertos no dia 5 a partir das 5h.
Outra importante mudança será a alteração nas pontes da cidade. A Ponte Princesa Isabel será fechada para veículos a partir das 5h de sábado (1º). Porém, os ônibus e táxis poderão acessar a ponte a partir de domingo (2). Durante o dia, a ponte será aberta das 6h às 12h para o abastecimento e limpeza do Bairro do Recife.
As pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo também terão mudanças significativas. Ambas ficarão interditadas para a circulação de veículos a partir das 14h de sexta-feira (28), tornando-se exclusivas para pedestres até as 7h de quarta-feira (5), com exceção do horário das 6h às 12h, quando as pontes serão abertas para atividades de limpeza.
Já a Ponte do Limoeiro permanecerá aberta para o tráfego misto, permitindo o acesso aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No entanto, a ponte será bloqueada quando as vagas de estacionamento forem totalmente preenchidas.
É fundamental que motoristas e pedestres se atentem aos horários e ruas interditadas, principalmente para evitar transtornos e facilitar o acesso aos principais polos de carnaval.