Clouds30° / 31° C

SEGURANÇA

Carnaval 2025: Quase 500 câmeras de segurança serão utilizadas no Recife

Número é cinco vezes maior do que o do ano anterior e abrangerá percurso do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, no Recife Antigo e polos descentralizados, nos demais dias

Publicado em: 18/02/2025 11:21 | Atualizado em: 18/02/2025 16:17

 (PCR)
PCR
A Prefeitura do Recife apresentou nesta terça-feira (18) o pacote de serviços para o carnaval 2025. E a grande novidade em relação aos anos anteriores é em relação à segurança do folião. 498 câmeras de videomonitoramento serão utilizadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops).

Elas serão distribuídas no percurso do Galo da Madrugada, durante o sábado de Zé Pereira, e nos demais dias na Ilha do Recife Antigo e polos descentralizados. A quantidade de câmeras disponíveis na Ilha do Recife é mais de cinco vezes superior à do ano passado, o que garante uma cobertura mais precisa dos principais pontos de concentração de pessoas. 

Os equipamentos serão posicionados da seguinte forma:

1. Galo da Madrugada:

- 50 totens (4 câmeras cada)

- 20 câmeras

TOTAL: 220 câmeras

2. Recife Antigo:

- 52 totens (04 câmeras fixas por totem) = total de 208 câmeras

- 44 câmeras

A Seops ficará responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relativos ao Carnaval, articulando as ações das mais de 20 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa. O trabalho será executado por meio do Centro de Operações do Recife (COP), vinculado à Seops, que funcionará presencialmente para garantir que tudo funcione a contento durante a festa.

O COP usará ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, ampliando, na Ilha do Recife, em mais de cinco vezes a quantidade de câmeras disponíveis em relação a 2024. As câmeras serão utilizadas para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos.

“A Seops atuará no carnaval de 2025 como instância articuladora dos diversos serviços que a Prefeitura entrega à cidade. Montamos um formato de interlocução e gestão integrada com as secretarias municipais, a partir de experiências exitosas anteriores e das adaptações e ajustes que identificamos como necessários para que a festa possa acontecer da maneira mais organizada e tranquila para todos”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebelo.

Tags: carnaval |

Mais notícias