Clouds26° / 27° C

DOUTORES DA ALEGRIA

Bloco Miolinho Mole leva folia ao IMIP com Doutores da Alegria

O bloco continuará com apresentações ao longo da semana em outras unidades de saúde

Publicado em: 24/02/2025 21:18 | Atualizado em: 25/02/2025 08:39

 (Foto: Rogério Alves/Divulgação)
Foto: Rogério Alves/Divulgação
A 18ª edição do bloco Miolinho Mole levou alegria e brincadeiras para crianças internadas no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na Zona Norte do Recife. O bloco segue com apresentações ao longo da semana. 

O cortejo, realizado nesta segunda-feira (24), teve como destaque a tradicional figura da La Ursa, interpretada pelo palhaço Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), que encantou pacientes e familiares nos corredores do hospital, incluindo a Praça da Santa e o setor de Oncologia Pediátrica. 

Lucas Levi, de oito anos, que está em tratamento para um tumor renal desde dezembro, aguardava ansioso pelos palhaços, fantasiado de Homem-Aranha. Sua mãe, Iasmim Ribeiro, destacou a importância dos Doutores da Alegria no processo de recuperação do filho. “Eles estão sempre aqui e foram muito importantes no pós-cirurgia. Foram os palhaços que conseguiram tirar os primeiros sorrisos do meu filho neste momento”, afirmou. 

Os nove palhaços do elenco pernambucano da associação participaram do cortejo. Além da La Ursa, estavam presentes Dr. Micolinho (Marcelino Dias), Dra. MonaLisa (Greyce Braga), Dra. Muskyta (Olga Ferrario), Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro).  

A música ficou por conta do trio “Porta-Soro”, formado por Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) e Dr. Gonda (Tiago Gondim), que animaram o público com paródias e músicas autorais inspiradas no carnaval pernambucano. 

Como funciona   

De acordo com Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, o grupo se divide em duplas para visitar semanalmente os cinco hospitais onde atuam.  

No carnaval, no entanto, o elenco completo se reúne para garantir que as crianças internadas também possam aproveitar a festa. “Essa é uma celebração muito importante para os pernambucanos. Queremos que as crianças que enfrentam longos tratamentos também possam brincar e sentir essa energia”, destacou. 

Programação 

O bloco Miolinho Mole segue com apresentações ao longo da semana. Nesta terça-feira (25), o cortejo chega ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao Procape, em Santo Amaro, a partir das 9h. Na quarta-feira (26), a festa será no Hospital da Restauração (HR), no Derby, às 9h30, e, na quinta-feira (27), o encerramento acontece no Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, também às 9h30. 

Campanha de doação  

Além da folia, o bloco Miolinho Mole reforça a campanha de arrecadação da associação Doutores da Alegria. Em 2024, a organização enfrentou a maior crise financeira de sua história, com uma queda de 70% na arrecadação. Entre outubro e novembro, as visitas aos hospitais precisaram ser suspensas. 

Apesar da retomada das atividades em 2025, os recursos ainda são insuficientes para garantir a continuidade dos projetos, como o Curso Livre de Palhaçarias para Jovens, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, e a inclusão de um novo hospital na programação dos palhaços no Recife.  

Os Doutores da Alegria são uma organização sem fins lucrativos que, desde 1991, utiliza a arte do palhaço para transformar o ambiente hospitalar. As doações podem ser feitas pelo site.

Mais notícias