Clouds25° / 27° C

CARNAVAL 2025

Bloco carnavalesco inclusivo promove diversão e acolhimento para crianças Neurodivergentes no Recife

O bloco realizado pela Clínica Despertar acontecerá neste sábado (22), às 9h, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Recife

Publicado em: 21/02/2025 15:03 | Atualizado em: 21/02/2025 17:53

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Neste sábado (22), às 9h, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Recife, será palco de uma celebração de inclusão e diversão. A Clínica Despertar, especializada no desenvolvimento infantil, promove a edição 2025 do bloco carnavalesco, “Despertar pra Folia”, com a novidade de ser realizado ao ar livre e com atividades voltadas para crianças neurodivergentes. Com uma programação gratuita e aberta ao público, o evento contará com brincadeiras sensoriais, apresentações culturais e a presença de terapeutas para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. 

“Nosso principal objetivo é proporcionar um espaço onde todas as crianças possam se divertir e se sentir acolhidas, independentemente de suas necessidades. Sabemos que cada criança tem seu ritmo, por isso preparamos adaptações para garantir o conforto e a segurança de todos durante a festa”, explica Dryelle Azevedo, fonoaudióloga e co-fundadora da Clínica Despertar.

O bloco contará com o apoio de passistas de frevo, bailarinos e a participação de jovens com síndrome de Down, do projeto Aria Social. Para garantir o bem-estar das crianças, a clínica disponibilizará sua equipe de terapeutas para mediar o evento e apoiar na integração das crianças durante as brincadeiras. “Terapeutas estarão presentes para monitorar o ambiente e fornecer o suporte necessário”, completa Dryelle.

O evento terá atividades lúdicas, apresentações culturais e espaço para os pais e familiares, para acolher todos os envolvidos no processo. “Sempre trabalhamos de forma colaborativa com as famílias, pois acreditamos que a inclusão é um movimento que deve acontecer em todos os ambientes e com o envolvimento de todos”, afirma a fonoaudióloga.

O evento, que já era realizado internamente nas edições anteriores, cresce a cada ano. Antes, as crianças participavam do bloco dentro da clínica, onde se fantasiavam e aproveitavam a festa. Contudo, com o aumento do número de atendimentos e a ampliação do espaço, a decisão foi de levar a festa para um local externo, proporcionando uma vivência diferente e a interação com a comunidade.

No evento, serão distribuídos materiais educativos com frases de inclusão e orientações para os pais sobre como identificar sinais de atraso no desenvolvimento e como buscar apoio profissional. A proposta é incentivar os pais a se informarem corretamente sobre as necessidades de seus filhos, além de trazer mais pessoas para o bloco, promovendo o respeito à diversidade.

“É fundamental que a informação correta chegue até os pais, para que possam tomar decisões mais assertivas no cuidado e acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos. Queremos empoderar as famílias e garantir que todos tenham acesso ao conhecimento necessário”, conclui Dryelle.

Com música, dança, brincadeiras e muita interação, o bloco carnavalesco inclusivo promete ser uma celebração da diversidade e da convivência saudável entre crianças de todas as características. O evento será gratuito e aberto a todos. 

Tags: carnaval | inclusão | bloco | recife |

Mais notícias