![A bailarina Biianca Del Mar e o cantor Marron Brasileiro entre os nomes que ilustram a campanha (Foto:Divulgação) A bailarina Biianca Del Mar e o cantor Marron Brasileiro entre os nomes que ilustram a campanha (Foto:Divulgação)]() |
A bailarina Biianca Del Mar e o cantor Marron Brasileiro entre os nomes que ilustram a campanha (Foto:Divulgação) |
A marca visual desenvolvida pela artista pernambucana Andrea Tom, convidada para construir a identidade visual do carnaval do Recife, traduz muito do espírito aberto e luminoso da festividade. Com formação em moda, uma carreira consolidada nas artes plásticas e exposições pelo Brasil e no exterior, ela trabalha com recortes em papel com tons vibrantes que remetem a fantasia. O período carnavalesco se tornou o melhor dos cenários para que suas inspirações fantásticas e coloridas se espalhassem pela cidade.
O conceito de Andrea é um desdobramento do seu trabalho anterior, revoada, e traz o princípio de que gente foi feita para "florescer, brilhar, amar e ser livre". Partindo dessa definição, ela criou as figuras que dialogam com esses elementos, dos camarões-borboleta ao sol, as estrelas e os pássaros. Na sequência, foi até o estúdio do fotógrafo Chico Barros, responsável pelos registros dos personagens selecionados pela Prefeitura do Recife e, lá, pôde conhecer as pessoas que fariam parte de seus recortes e ouvir suas histórias com o carnaval, como conta em entrevista ao Viver.
"Foi muito importante para mim poder entender a relação desses personagens com o carnaval e, dessa forma, pude me inspirar. Saber de onde as pessoas são, quem monta seus figurinos, há quanto anos existe a instituição da qual eles fazem parte existe, tudo isso foi essencial na minha criação, o que é totalmente diferente de elaborar uma arte toda estando de fora", explica Andrea, que também elabora sobre o processo da produção das colagens. "Depois que Chico fotografou os personagens, ele imprime para mim em tamanho A1. Eu pego, então, as imagens e recorto, fazendo a minha interferência e, em seguida, eu devolvo a Chico e ele refotografa. E é a partir disso que a equipe de design vai poder trabalhar em cima", destalha.
A artista e o fotógrafo Chico Barros já se conheciam de longa data e os dois já chegaram a produzir alguns trabalhos juntos, mas essa experiência acabou se tornando complementar dos estilos de cada um. "É uma honra poder fazer parte desse trabalho em que são retratadas as pessoas que tem o carnaval no seu DNA, que fazem a festa acontecer de verdade. Foi uma experiência única na minha vida poder somar com o trabalho deles e de Chico, que é um dos maiores fotógrafos da cidade", celebra.
Além desses personagens representando o povo, as artes retratam ainda personalidades, como o cantor e compositor Marron Brasileiro, Dona Zenaide Bezerra, em seu traje de passista; Mestre Teté, do Maracatu Nação Almirante do Forte; Aelson da Hora, Mestre do Boi Faceiro; Tiago Ferreira, do Bacnaré; Mestre Anderson, do Caboclinho Carijós; e Cristina Andrade, do Urso Cangaçá, entre outros.