![Festa começou com evento no palco principal de Olinda (Foto: Ruan Pablo/DP) Festa começou com evento no palco principal de Olinda (Foto: Ruan Pablo/DP)]() |
Festa começou com evento no palco principal de Olinda (Foto: Ruan Pablo/DP) |
O Carnaval de Olinda 2025 começou com a força do frevo e a celebração das raízes culturais pernambucanas, em um cortejo vibrante que, nesta quinta-feira (27), tomou as ruas da cidade.
Nem a chuva atrapalhou o início da festa. O desfile, que deu início à programação oficial , foi marcado pela tradição de Marim dos Caetés, destacando o frevo como patrimônio imaterial de Pernambuco e uma das maiores expressões culturais do Brasil.
Com mais de 500 passistas e 90 músicos, o cortejo saiu do Largo do Amparo, envolveu os Quatro Cantos e a Prefeitura, e desceu pela Rua 27 de Janeiro até a Praça do Carmo, onde a festa seguiu.
Durante o percurso, o ritmo contagiante e os movimentos inconfundíveis do frevo dominaram as ruas de Olinda, levando o público a dançar ao som de orquestras.
O palco principal, na Praça do Carmo, foi o cenário perfeito para grandes nomes da música brasileira.
A festa ainda contou com apresentações de artistas como Ganga Barreto, Lenine e Raphaela Santos. No encerramento da noite, o público foi brindado com o show de Alceu Valença, ícone do Carnaval.
O Carnaval de Olinda segue como um patrimônio vivo, que preserva sua essência e mantém sua força como uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil.
Para o secretário de Cultura de Olinda, Luiz Adolpho, a expectativa é a melhor possível pra a festa deste ano.
"A força da cultura popluar nas ruas, palhaços, maractus rurais e todos os passistas da cidade juntos. Momento único e histórico do nosso carnaval", afirmou.
Evento
A abertura oficial do carnaval de 2025 foi feita, de forma oficial, às 19h05.
O toque de clarins marcou o inicio da festa, seguido por muito frevo.
O vigilante e zelador Edilson, de 51 anos, foi acompanhado da esposa e levou a filha Ana Júlia Oliveira, de cinco anos, para curtir a abertura do carnaval. “Este é o terceiro ano consecutivo que nós acompanhamos o carnaval de Olinda. É um local seguro, com bastante policiamento e pontos de parada de ônibus muito próximos”, afirmou Edilson.
![(Foto: Ruan Pablo/DP) (Foto: Ruan Pablo/DP)]() |
Foto: Ruan Pablo/DP |
O meteorologista recifense Patríce Oliveira, de 64 anos, foi acompanhado da sua esposa Simone, assessora, de 47 anos, para aproveitar o Carnaval em Pernambuco. "Nós sempre saímos para apreciar a cultura de Olinda e Recife, as cidades vizinhas, pois é muito interessante", afirmou Patríce.
![(Foto: Ruan Pablo/DP) (Foto: Ruan Pablo/DP)]() |
Foto: Ruan Pablo/DP |
Como amantes da cultura carnavalesca pernambucana, eles participam do carnaval de Olinda há anos e sempre se preparam para voltar. "As expectativas são as melhores possíveis", diz Patríce. "Está tudo muito tranquilo, sem problemas. Chegamos aqui e encontramos várias barraquinhas de alimentação e bebida, então está tudo mundo bem servido.", disse.