METEOROLOGIA
Inmet alerta para chuva em cidades de Pernambuco; São José do Belmonte tem maior acumulado
Os avisos são válidos até o domingo (12)Publicado em: 11/01/2025 11:02 | Atualizado em: 11/01/2025 19:18
Chuva provocou muitos alagamentos em cidades como Garanhuns (Reprodução/redes sociais) |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na manhã deste sábado (11), dois alertas de chuva intensa para cidades do Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Os avisos são válidos até o domingo (12).
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os maiores acumulados nas últimas 48 horas, até 9h22 de hoje, foram registrados nas seguintes cidades:
São José do Belmonte - 152.8 mm
Garanhuns - 125.2 mm
Lagoa do Ouro - 80.1 mm
Triunfo - 75.3 mm
Verdejante - 74.8 mm
Assim como o Inmet, a Apac emitiu alerta de estado de atenção para regiões do Sertão do São Francisco, Agreste e Sertão de Pernambuco na noite deste sábado.
Segundo a agência, a previsão do tempo indica continuidade de pancadas de chuvas moderadas a fortes.
"Espera-se pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, no período da tarde/noite deste sábado (11/01) e madrugada/manhã do domingo, acompanhadas de ventos fortes, raios e trovões principalmente na região de Petrolina, Agreste Meridional e Central", alertou a Apac.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram alagamentos em cidades como Garanhuns. A Defesa Civil municipal publicou orientações à população:
"Conforme registrado, a intensidade das chuvas apresenta riscos de alagamentos, desmoronamentos, desabamentos, choques elétricos, incidentes causados por queda de raios, dentre outros. Como precaução, a Defesa Civil, orienta que moradores de áreas de encostas ou com residências próximas às erosões tenham o máximo cuidado. Na presença de rachaduras no solo ou no imóvel, a orientação é que os moradores saiam do local e procurem um lugar seguro. A equipe segue monitorando todas as áreas do município. Em casos de urgência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo contato 193", diz o texto.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS