Clouds28° / 29° C

ABASTECIMENTO

Incêndio em unidade do Sistema Pirapama deixa 30 áreas do Grande Recife sem água

Localidades no Recife, Cabo e Jaboatão foram afetadas

Publicado em: 28/01/2025 13:53 | Atualizado em: 28/01/2025 14:01

O Sistema Pirapama fica no Cabo de Santo Agostinho (Divulgação/Compesa)
O Sistema Pirapama fica no Cabo de Santo Agostinho (Divulgação/Compesa)

 
Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (28), na Estação Elevatória de Água Bruta (bombeamento), uma das unidades do Sistema Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, provocou a suspensão de abastecimento em várias localidades do Grande Recifge.
 
Segundo a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), o Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. Não houve vítimas, apenas danos materiais. 

Causas
 
Os técnicos da Compesa foram ao local para avaliaer  a causa do acidente. Existe a possibilidade de o incêndio ter relação com as fortes chuvas da noite de segunda (27) e madrugada desta terça.

Os técnicos também verificam os danos aos equipamentos e adotam as providências para o retorno da operação do Complexo Pirapama.

Esse completo é o responsável pelo abastecimento de bairros dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Recife e Jaboatão dos Guararapes.
 
"Por se tratar da principal unidade de bombeamento, que transporta água bruta para a Estação de Tratamento de Água-ETA Pirapama, não há possibilidade de funcionamento de todo o sistema. Em consequência das intervenções emergenciais, as localidades atendidas por Pirapama estão com o abastecimento suspenso", disse a Compesa, por meio de um comunicado. 
 Como o Sistema Pirapama opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá, haverá impacto, também, em bairros do Recife, atendidos por estes dois sistemas produtores de água com redução de tempo de abastecimento e queda de pressão.
 
Aainda segundo a Compesa, "não é possível estabelecer o prazo para o retorno da normalização do abastecimento de água por meio do Sistema Pirapama".
 A companhia disse também que a  previsão será informada no início da noite desta terça, logo após a análise do diagnóstico da situação e a definição das intervenções, materiais e profissionais necessários para o retorno da operação da unidade danificada.
 
ÁREAS AFETADAS PELA FALTA DE ÁGUA (Sistema Pirapama)
 
Cabo de Santo Agostinho:  Área central do município, Paiva, Itapuama, Ponte dos Carvalhos e Pontezinha.
 
Jaboatão dos Guararapes: Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Comportas, Curcurana, Jardim Prazeres, Lagoa das Garças, Massangana, Massaranduba, Muribeca, Piedade, Prazeres, Sotave e Tieta.
 
Recife: Afogados (parte), Boa Viagem, Brasília Teimosa, Cabanga, Coque, Imbiribeira, Ilha de Joana Bezerra, Ipsep, Pina, Santo Antônio e São José.
 
ÁREAS AFETADAS COM BAIXA PRESSÃO E REDUÇÃO NO TEMPO DE ABASTECIMENTO (Sistemas Pirapama e Tapacurá) 
 
Recife: Afogados (parte), Aflitos, Alto do Mandú, Apipucos, Areias, Barro, Bongi, Boa Vista, Brasilit, Caçote, Casa Amarela, Casa Forte, Coelhos, Cordeiro, Derby, Dois Irmãos, Engenho do Meio, Espinheiro, Estância, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Iputinga, Jardim São Paulo, Jiquiá, Madalena, Mangabeira, Mangueira, Macaxeira, Monsenhor Fabrício, Monteiro, Mustardinha, Paissandu, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, Rosarinho, Sancho, San Martin, Santo Amaro, Santana, Soledade, Tejipió, Torrões, Várzea e Zumbi.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua