Rain28° / 31° C

SAÚDE

Hospital de Câncer de Pernambuco lança campanha sobre prevenção ao câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero pode ser evitado através da vacinação e preservativos

Publicado em: 02/01/2025 15:30

 (Foto: Rodrigo Nunes/MS)
Foto: Rodrigo Nunes/MS
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife, lança a campanha Janeiro Verde Claro para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de colo do útero, uma das principais causas de morte feminina no Brasil. O câncer é causado pela infecção persistente do HPV (Papilomavírus Humano), e pode ser evitada com a vacinação e uso de preservativo.
 
A vacinação contra o HPV é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. No caso de mulheres que têm vida sexual, o uso de preservativos durante a relação sexual previne a transmissão. Além disso, o exame preventivo (Papanicolau) deve ser realizado anualmente, a partir dos 25 anos, para detectar alterações precoces no colo do útero.

O câncer de colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, sem sintomas nas fases iniciais, mas nos casos avançados pode causar sangramentos, secreções anormais e dor. Quando detectado precocemente, a chance de cura é de 100%.

Em Pernambuco, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 770 novos casos da doença este ano, e o HCP será responsável por tratar mais de 50% dessas pacientes.

De acordo com o Instituto, no Brasil, a taxa de mortalidade por câncer do colo do útero foi de 4,51 óbitos/100 mil mulheres, em 2021. Em 2022, o Brasil registrou 12.779 novos casos da doença.

Sobre o HCP

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. 

Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes. Saiba mais no site: www.hcp.org.br.

Tags: mama | câncer | saúde |

Mais notícias