Acervo
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo amplia Programa Bom Leite, que passa a atender 25 cidades de Pernambuco
Chefe do Executivo Estadual anunciou a inclusão de 440 famílias salgueirenses, que passarão a receber o alimento todos os dias
Publicado: 31/01/2025 às 17:55

/Foto: Janaína Pepeu/Secom
O Governo de Pernambuco ampliou, nesta sexta-feira (31), o Programa do Leite para o município de Salgueiro, no Sertão Central. Com essa expansão, o programa passa a atender 25 cidades de Pernambuco, beneficiando diretamente 39 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
A distribuição, que chega a 12 mil litros de leite pasteurizado por dia, agora também inclui 440 famílias salgueirenses, que passarão a receber um litro de leite por dia, somando mais de 13,2 mil litros mensais na cidade. A ação conta com investimentos de R$ 1,7 milhão.
"Estamos trabalhando para diminuir a desigualdade em nosso Estado, e a entrega do leite faz diferença na vida dessas famílias. Nosso governo precisou reorganizar o programa, que teve diversos problemas no passado. Hoje, celebramos não só o leite na mesa das famílias em condições de vulnerabilidade social, mas também o fortalecimento da cadeia produtiva por meio da geração de renda do produtor, promovendo a captação, transporte e distribuição de leite oriundo da agricultura familiar. Dessa forma, fortalecemos economicamente a bacia leiteira do Estado", ressaltou a governadora, que destacou ainda a construção do Instituto de Medicina Legal (IML) no município, demanda histórica do Sertão Central, que está com processo de licitação em curso.
Segundo a gestão, desde julho de 2024 já foram entregues mais de 1,3 milhão de litros de leite em diversas cidades do Estado.
Com um investimento de R$ 12,5 milhões, provenientes de recursos federais e contrapartida estadual, o programa tem fortalecido a segurança alimentar e nutricional das populações mais vulneráveis, especialmente crianças, gestantes e nutrizes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, Pernambuco já é o maior produtor de leite do Nordeste.
"É um trabalho conjunto entre a secretaria de Desenvolvimento Agrário e os municípios pernambucanos. Essa distribuição reduz os índices de desnutrição e, ao mesmo tempo, ativa a bacia leiteira, ajudando o pequeno criador e o pequeno produtor. O Governo do Estado vai comprar essa produção e distribuir para quem mais precisa. O leite é fornecido todos os dias através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. A população deve se dirigir ao CRAS municipal, que faz o cadastramento junto às famílias que apresentam um elevado índice de desnutrição", detalhou o titular da pasta.
Luciana Maria dos Santos, de 40 anos, é mãe de quatro filhos e foi uma das beneficiadas no município.
"É muito boa a iniciativa do Governo do Estado, porque auxilia na alimentação dos nossos filhos, além de ser uma economia para a gente. Tenho um filho de três anos com Transtorno de Espectro Autista e, com essa economia, já posso comprar os remédios que ele precisa. Também recebo o Mães de Pernambuco. A governadora está se destacando, cada vez mais, na ajuda a quem mais precisa", agradeceu.
Cidades beneficiadas
Além de Salgueiro, o PAA Leite já beneficia as cidades de Flores, Triunfo, Serrita, Parnamirim, Pedra, Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Arcoverde, Custódia, Ibimirim, São Caetano, Tacaimbó, Caruaru, Belo Jardim, Manari, Alagoinha, Pesqueira, Tabira, Serra Talhada, Agrestina, Sanharó, Sertânia e São José do Belmonte.
Hoje, as famílias contempladas pelo PAA Leite estão nas regiões onde houve adesão por chamada pública de cooperativas, com a captação do leite comprado de mais de 300 produtores familiares das regiões do Agreste Meridional, Agreste Central, Sertão do Moxotó, Sertão Central e Sertão do Pajeú. O leite é pasteurizado, embalado e enviado aos pontos de distribuição.
Participaram da solenidade os prefeitos Teto Teixeira (Moreilândia), Mucio Angelim (Parnamirim), Xicão Tavares (Verdejantes) e Dinha Mororó (Terra Nova), e Emmanuel Sampaio (vice-prefeito de Salgueiro); o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Luanda (COOPAL), Givaldo Magalhães; além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura).