![Rua Teixeira de Pinto, no bairro das Graças (Foto: Marina Torres/ DP) Rua Teixeira de Pinto, no bairro das Graças (Foto: Marina Torres/ DP)]() |
Rua Teixeira de Pinto, no bairro das Graças (Foto: Marina Torres/ DP) |
O Recife amanheceu nesta terça-feira (28) em meio a diversos problemas causados pelas chuvas intensas que atingem a região desde a madrugada. Alagamentos, congestionamentos e quedas de árvores impactaram a rotina dos moradores.
Nas Avenidas Abdias de Carvalho, Governador Agamenon Magalhães, Caxangá e Dois Rios, no Recife, o tráfego está comprometido devido a pontos de alagamento, dificultando a circulação de veículos e causando longos congestionamentos.
Já na BR-408, próximo à entrada de São Lourenço da Mata, a situação é ainda mais grave: a rodovia foi parcialmente interditada, no sentido de quem vai para Recife, devido ao alagamento. Os veículos estão voltando pela contramão e caminhões estão parados no acostamento.
![BR-408 (Foto: Reprodução/ TV Guararapes) BR-408 (Foto: Reprodução/ TV Guararapes)]() |
BR-408 (Foto: Reprodução/ TV Guararapes) |
No bairro das Graças, duas árvores caíram: uma na Rua Teixeira de Pinto, que atingiu o poste e o muro de uma casa, resultando na suspensão do fornecimento de energia; e outra na Rua Joaquim Nabuco, nas proximidades da Ponte do Capunga, comprometendo a passagem de veículos e pedestres.
Alguns bairros da Zona Oeste do Recife, como Torrões, Engenho do Meio e San Martin, amanheceram com diversas ruas alagadas, dificultando ainda mais o deslocamento de quem precisa sair de casa. A situação também se repete em Camaragibe, onde vários pontos da cidade enfrentam alagamentos, agravando os transtornos para os moradores.
![Avenida Dois Rios, no Ibura (Foto: Reprodução/ TV Guararapes) Avenida Dois Rios, no Ibura (Foto: Reprodução/ TV Guararapes)]() |
Avenida Dois Rios, no Ibura (Foto: Reprodução/ TV Guararapes) |
De acordo com o Centro de Operações do Recife (COP), nas últimas 24 horas foram registrados 78 mm de chuvas no pluviômetro da Lagoa Encantada, enquanto a média para o município é de 43,8 mm. Grande parte dessas precipitações ocorreu nas últimas 12 horas.
Diante desse cenário, o Recife permanece em estado de atenção. A Defesa Civil reforça que está disponível para emergências por meio do telefone 0800-0813400, que funciona gratuitamente 24 horas por dia. A população deve seguir orientações de segurança, evitar áreas alagadas e redobrar a atenção ao transitar pelas vias afetadas.