° / °

Acervo
GRANDE RECIFE

Incêndio no Sistema Pirapama: abastecimento no Grande Recife deve voltar ao normal nesta quarta (29)

Cerca de 35 funcionários da Compesa foram mobilizados para agilizar o retorno das atividades

Publicado: 28/01/2025 às 22:37

/Foto: Compesa

/Foto: Compesa

Após um incêndio atingir a Estação Elevatória de Água Bruta (bombeamento), uma das unidades do Sistema Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, a Compesa  mobilizou cerca de 35 profissionais para agilizar o retorno das atividades. O fogo atingiu o local na madrugada desta terça-feira (28) e deixou 30 áreas do Grande Recife sem água nas torneiras. 

O incêndio danificou equipamentos eletromecânicos e quadros de comando, os quais foram  substituídos. A Compesa informou que a causa do incêndio ainda não foi identificada, mas há grande possibilidade de ter sido consequência das fortes chuvas registradas na região na noite e madrugada de segunda (27). A unidade pode ter sido atingida por um raio.

Concluídos os trabalhos, serão iniciados os procedimentos para a retomada da operação e distribuição de água em localidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. 

Como o Sistema Pirapama opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá, também houve impacto em bairros do Recife, atendidos por estes dois sistemas produtores de água com redução de tempo de abastecimento e queda de pressão.
 
A Compesa esclarece que o processo é feito de forma gradual e, envolve, também, um período de 12 horas, necessário para o enchimento das adutoras e reservatórios. A expectativa é que a distribuição de água seja iniciada desta quarta (29), a partir do meio-dia, para as áreas afetadas, de acordo com o calendário. 


Mais de Acervo