Clouds27° / 29° C

RECIFE

Videomonitoramento: câmeras do Recife estão à disposição da polícia, diz João Campos

O antigo sistema do Estado está desativado desde dezembro de 2023 e será restabelecido, segundo o governo de Pernambuco, a partir do primeiro trimestre de 2025.

Publicado em: 28/12/2024 19:53 | Atualizado em: 28/12/2024 19:56

 (Sandy James/DP Foto)
Sandy James/DP Foto

 

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o prefeito João Campos (PSB) afirmou que as câmeras de videomonitoramento da cidade estão à disposição da polícia. O antigo sistema do Estado está desativado desde dezembro de 2023 e será restabelecido, segundo o governo de Pernambuco, a partir do primeiro trimestre de 2025. 

 

"Eu espero que aquilo que interfere na vida do Recife seja bem feito. O sistema de câmeras do estado já está sem funcionar há mais de um ano. Não há nenhuma câmera da polícia na cidade. As nossas estão à disposição da polícia, se quiser usar, mas elas existem para atender às nossas necessidades estratégicas, como ver o trânsito, o comércio, a iluminação, a circulação de pessoas", afirmou o prefeito.

 

A empresa Teltex Tecnologia foi homologada vencedora da licitação das câmeras do Estado no dia 20 de dezembro e vai receber R$ 122,9 milhões para prestar o serviço. Está prevista a instalação de duas mil câmeras em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife e em alguns localizados no interior, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. O contrato é de cinco anos.

 

De acordo com a gestão estadual, desde agosto de 2020 a prestação de serviços das antigas câmeras estava sendo executada sem lastro contratual, com pagamentos sendo realizados por Termo de Ajuste de Contas (TAC), até fevereiro de 2023, ocasião em que foi comunicada à empresa prestadora de serviços a impossibilidade de realização de novos TACs, em razão da decisão proferida pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado.

 

 

Mais notícias