Rain28° / 30° C

Solidária

Ronda Solidária faz a alegria de 110 pessoas em situação de rua do Recife

Grupo que existe há quatro anos, circulou pelo bairro do Cordeiro, distribuindo alimento, presentes e realizando momento de confraternização

Publicado em: 28/12/2024 10:25 | Atualizado em: 28/12/2024 11:01

 (Foto: Marcelo Cavalcante/Especial para o DP)
Foto: Marcelo Cavalcante/Especial para o DP

Por Marcelo Cavalcante
Especial para o Diario de Pernambuco

 

“Vivaaaaa!!! Graças a Deus vocês chegaram... Feliz ano novo para todo mundo” . A vibração era de dona Ivanilda Lima, na calçada do supermercado Leão, bem pertinho do mercado público do bairro do Cordeiro, zona oeste do Recife. Ela e um grupo de 20 pessoas, aguardavam, na noite da sexta-feira (27), a chegada da Ronda Solidária, que há quatro anos faz a entrega de alimentos para pessoas em situação de rua. Foi um momento especial para todos. Um momento especial que aquece o coração e alimenta a esperança de dias melhores para o ano que vem chegando.

 

A concentração aconteceu num restaurante localizado no bairro do Rosarinho, zona norte do Recife.  Foram cerca de 55 voluntários confraternizando e recebendo as primeiras orientações de Luchino Marchi, que é o idealizador e organizador do projeto. Antes das primeiras palavras, ele distribuiu gorrinhos do Papai Noel para quem chegava. Quando o espaço estava tomado por voluntários, Marchi falou da importância do momento, agradeceu a ajuda de todos e fez grupos de pessoas com funções distintas para que a ação ocorresse da melhor maneira possível.

 

A Ronda Solidária do Réveillon não foi uma simples entrega de alimentos. Foi um momento de confraternização com aquelas pessoas que necessitam de atenção, carinho e de alguém com quem possa trocar, ao menos, uma palavra. O grupo saiu do restaurante com 110 marmitas, refrigerantes, picolé e 100 kits presentes entregues por um Papai Noel Voluntário. No kit, havia: shampoo e condicionador, sabonete, colônia alfazema e desodorante.

 

A saída do grupo foi em comboio em direção ao viaduto da avenida Caxangá, no cruzamento da avenida Recife. Lá, cerca de 30 pessoas aguardavam ansiosamente o Ronda Solidária.  Enquanto esperavam, os voluntários montavam o cenário. Mesas foram colocadas em fileira. As toalhas vermelhas davam o toque especial a elas. Quando todos se sentaram, as marmitas foram entregues. Ao lado, violões e o cájon ecoavam a trilha sonora da noite especial. Cânticos religiosos como agradecimento por aquela ação acontecer em paz e clássicos do pop nacional. Enquanto isso, o Papai Noel entrega, um a um, o kit presente.

 

De lá, o Ronda Solidária seguiu para a marquise de uma loja de tintas na avenida Caxangá. Em seguida, rumaram para as proximidades do Mercado Público do Cordeiro, e por fim, o Mercado da Madalena.  Cada parada durava cerca de 40 minutos. Afinal, não era uma simples entrega de alimento. A parada era para espalhar carinho, solidariedade e amor. Rosali da Silva, 45 anos, não escondia sua emoção. Viveu o pão que o diabo amassou com o ex-marido que a agredia diariamente. Conseguiu se libertar através da justiça. Ao lado do namorado, Edson Vieira, achou linda a confraternização. “Isso tudo é maravilhoso. Estamos muito felizes e agradecidos por tanto carinho”, disse.

 

A organização e realização de mais uma ação da Ronda Solidária pode ser trabalhosa, cansativa... mas ao corpo e o coração são reabastecido de energia positiva em cada sorriso que se vê no rosto das pessoas que estão precisando de atenção, cuidado e carinho. A gratificação é enorme. E gratidão é o sentimento que deve mover o mundo. “Quem está em busca de autoconhecimento e não busca caridade, está fazendo errado. É preciso olhar o próximo com mais carinho e com mais atenção. Quem está com a gente, fazendo essa ação, tenho certeza que está saindo melhor como ser humano”, afirma Luchino.

 

A Ronda Solidária vai entrar em recesso. A próxima ação está marcada para a primeira sexta-feira de fevereiro.

 

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua