EDUCAÇÃO
Raquel Lyra sobre a volta do Ganhe o Mundo: ''Vamos refazer os contratos, encontrar o modelo certo de refazer''
O programa volta com o envio de 900 alunos para quatro países em 2025
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 16/12/2024 21:00 | Atualizado em: 16/12/2024 21:18
De acordo com o Governo do Estado, estudantes dos 184 municípios e do distrito de Fernando de Noronha irão participar (Foto: Ruan Pablo/DP Foto) |
O Programa Ganhe o Mundo (PGM), realizado pelo Governo de Pernambuco, volta em 2025 com o intercâmbio de 900 alunos para quatro países de língua inglesa e espanhola. Em entrevista ao Diario de Pernambuco nesta segunda-feira (16), a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que a retomada do programa ocorre após a resolução de problemas nos contratos feitos com a empresa responsável pelo intercâmbio.
“O Ganhe o Mundo está voltando agora porque tínhamos problemas nos contratos. Vamos refazer os contratos, encontrar o modelo certo de refazer. No primeiro trimestre do ano que vem, 900 alunos irão para os Estados Unidos, Canadá, Chile e Argentina, pelo menos um de cada município de Pernambuco”, afirmou a governadora.
Em junho deste ano, o Governo do Estado abriu a licitação para contratação de uma empresa especializada na oferta de pacotes de intercâmbio para o PGM. No início de novembro, foi divulgada a lista com os nomes dos alunos da Rede Estadual aprovados no programa.
Das 900 vagas, são 300 para os Estados Unidos, 400 para o Canadá e 200 para o Chile. De acordo com o Governo do Estado, estudantes dos 184 municípios e do distrito de Fernando de Noronha irão participar.
“Então vamos ter gente de todo o Estado tendo a experiência de vivenciar uma cultura nova, e um clamor de muito tempo é o Ganhe o Mundo Professor. E os professores já estão sendo selecionados. Temos menos do que 184 para este primeiro momento. O nome já está mantido, agora repaginado pelos contratos novos”, complementou Raquel Lyra.
Sobre o PGM
O Programa Ganhe o Mundo proporciona que os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino passem um semestre letivo em uma escola em um dos quatro países selecionados. Cada estudante receberá, do Governo do Estado, bolsas de manutenção durante a estadia fora do país.
Para participar do Ganhe o Mundo, os estudantes precisam ter o mínimo de 14 anos no dia do embarque e o máximo de 17 anos no retorno, ser aluno do 1º ou 2º anos do Ensino Médio, ter nível mínimo do idioma (inglês ou espanhol), frequência de, pelo menos, 85% das aulas, autorização dos pais ou responsáveis e obter a aprovação no visto.
Após isso, todas as modalidades participantes terão que realizar uma prova para ingresso no PGM.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS