Referênia
Programa Prevenção ao Crime e à Violência em Pernambuco é destaque internacional
Publicação da Europa destacou a ação com uma das mais inovadoras no combate ao crime
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 23/12/2024 16:02
![]() |
O programa de Prevenção ao Crime e à Violência em Pernambuco, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), da Secretaria de Políticas sobre Drogas (SEPOD) e da Secretaria Executiva de Criança e Adolescente, em parceria com as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e colaboração do Instituto Igarapé, foi reconhecido internacionalmente por suas abordagens inovadoras.
A publicação especializada nomeada “Innovative Alternative Development Approaches in Latin America and the Caribbean - Emerging opportunities for development-oriented responses to illicit drug supply activities”, do Programa de Cooperação entre a América Latina, Caribe e da União Europeia sobre a Políticas de Droga (COPOLAD), destacou o programa pernambucano como um exemplo de inovação em ações de prevenção ao crime e alternativas para jovens em áreas afetadas por drogas no Brasil.
O Programa de Prevenção ao Crime e à Violência em Pernambuco busca, de forma detalhada, desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social ao crime e à violência, além de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e também de outras drogas no estado de Pernambuco.
“Esse é um reconhecimento internacional e muito importante, que traz para nós a segurança de que Pernambuco está traçando o seu trabalho na direção certa, com o empenho das equipes e em uma força-tarefa conjunta do governo para seguir diminuindo os índices de violência, combatendo assim esse mal pela raiz”, afirmou a secretária executiva de Prevenção à Violência da SJDH, Camilla Iumatti.
Também houve menção nas discussões do Expert Group Meeting on Alternative Development, realizado entre os dias 28 e 30 do mês passado, em Bangkok, na Tailândia. O evento reuniu especialistas de diversos países para debater o aprimoramento das diretrizes da ONU para Desenvolvimento Alternativo.
Em fevereiro deste ano, o coordenador do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC Brasil), Rafael Sales, apresentou os avanços de Pernambuco em uma reunião virtual organizada pela COPOLAD, com especialistas da América Latina.
Entre os objetivos listados para o ano de 2025, o UNODC pretende liderar uma assessoria técnica para 42 cidades de Pernambuco, auxiliando na elaboração de políticas municipais de prevenção. Serão realizadas duas novas edições do Programa Embaixadores da Juventude, focadas no Agreste e Sertão.
O UNODC contribuirá ainda para a construção do primeiro Plano Estadual sobre Drogas, de forma participativa e tendo como base evidências científicas internacionais.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS