INOVAÇÃO
Prefeitura do Recife apresenta primeira Caderneta da Criança digital do país
O projeto está previsto para ser lançado em março de 2025Publicado em: 19/12/2024 18:01 | Atualizado em: 19/12/2024 21:02
![]() |
Foto: Ruan Pablo/DP |
A Prefeitura do Recife realizou, nesta quinta-feira (19), o evento de apresentação da Caderneta da Criança Digital, tornando a capital pernambucana a primeira do país a adotar a versão oline deste documento. O projeto está previsto para ser lançado em março de 2025.
Durante o evento, que aconteceu na sede da prefeitura do Recife, localizada no Bairro do Recife, houve a assinatura de dois documentos, o Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEBE) e o Ofício para encaminhamento à Casa Civil.
A versão digital da Caderneta da Criança, baseada no documento físico do Governo Federal, será disponibilizada de forma gratuita e acessível, reunindo informações essenciais sobre o crescimento e desenvolvimento de crianças de até dez anos.
De acordo com João Campos, a iniciativa “foi uma escolha do Recife para fazer um ato pioneiro voltado para a primeira infância. Queremos dar oportunidades a todas as crianças, independentemente de onde ela nasceu. O período entre zero e 6 anos é o mais importante para o desenvolvimento de uma pessoa. Então vamos mostrar quais devem ser os estímulos, gerar ação e melhoria na vida das pessoas.”, declarou.
O que é a caderneta da criança digital
O novo sistema integra as bases de dados das secretarias municipais de saúde, educação e assistência social, possibilitando o acesso rápido a informações como:
Histórico de vacinação;
Peso e altura;
Marcos de desenvolvimento infantil;
Orientações para os pais;
Lembretes para marcação de exames;
Frequência escolar;
Dados de saúde e educação;
Álbum do bebê;
Suporte gestacional.
Essa inovação, que foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Recife com o apoio técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), facilitará o monitoramento pelos responsáveis e otimizará o atendimento às famílias, com informações atualizadas em tempo real.
Como acessar
Os responsáveis deverão baixar o aplicativo do Conecta Recife no celular; se cadastrar; ir até o perfil “Meus Dependentes”; preencher as informações sobre a criança ou sobre a gestação; escolher a opção de visualização da sua preferência (chat ou funcionalidade de aplicativo) e usufruir de todos os benefícios.
Com a Caderneta da Criança Digital, os pais poderão tirar dúvidas, receber lembretes sobre vacinas ou exames, acompanhar o desenvolvimento das crianças de acordo com a idade. Além de poder monitorar as atividades escolares, acompanhando notas e a frequência nas aulas.
Acessibilidade
Questionado sobre o acesso de todos os cidadãos ao serviço, o prefeito do Recife informou que grande parte das ações são integradas com competências de secretarias.
“Para aqueles que ainda não estejam sendo alcançados, a gente tem uma rede de assistência social para dar suporte. Os agentes vão até as comunidades, buscam ensinar e informar. É sempre um desafio, mas o objetivo é incluir todo mundo”, acrescentou.
Além disso, João Campos também ressaltou que é muito importante manter o número de telefone atualizado no aplicativo do Conecta Recife. Desse modo, os agentes conseguirão manter contato e auxiliar as pessoas.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS