Estado ganha selo ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada
Pernambuco recebeu a nota 90 da comissão avaliadora do Ministério da Educação e Cultura
Publicado em: 09/12/2024 07:41
![]() |
O Governo do Estado alcançou o Selo Ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação (MEC). O resultado se dá por conta do Estado ser considerado com um dos que possem as melhores práticas de regime de colaboração com os municípios na alfabetização. Pernambuco elevou o número de formadores, saindo dos 184 para 1.250, com o programa Juntos Pela Educação. Para receber o Selo, o Estado precisava atingir a nota 85 pontos, mas foi além e alcançou 90.
Pernambuco foi bem avaliado nos critérios ações estruturantes e de integração com o território estadual (o Estado obteve nota máxima em todos os critérios), a institucionalização da política da alfabetização; implementação da política de alfabetização e ações de formação docente, além da distribuição de materiais complementares.
No sistema de avaliação estavam: ações estruturantes e de integração com o território estadual (onde Pernambuco obteve nota máxima em todos os critérios); a institucionalização da política de alfabetização; a implementação da política de alfabetização e de ações de formação docente; além da distribuição de materiais complementares. “Essa premiação reforça o nosso compromisso com a alfabetização e com a ampliação do acesso à educação de qualidade para todos os pernambucanos”, celebrou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.
No total, 165 cidades pernambucanas se inscreveram no Selo. Na Região Metropolitana do Recife, Abreu e Lima, Cabo do Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Jaboatão e Olinda são algumas das cidades que conquistaram ouro. Na prata, se destacam Bodocó, Jupi, Toritama, Tacaimbó, Salgueiro, Taquaritinga do Norte e Venturosa. Com o bronze, ficaram Camaragibe, Itamaracá, Paudalho, Tacaratu, Passira, Carpina e Tupanatinga.
A premiação acontecerá no próximo dia 11 de dezembro, numa cerimônia em Brasília. A governadora Raquel Lyra destaca que o prêmio é fruto da decisão de priorizar o programa Juntos pela Educação. “Não dá para cuidar do futuro das nossas crianças sem priorizar a alfabetização, garantindo uma base educacional sólida e condições adequadas para o aprendizado nas escolas de cada recanto desse estado”, comemorou Raquel.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS