Clouds29° / 29° C

Em Camaragibe

Morte por R$ 7: veja etapas da investigação e punição de PM que assassinou mototaxista

A SDS precisará seguir alguns protocolos para resultar na exclusão do militar da corporação

Publicado em: 04/12/2024 07:50 | Atualizado em: 04/12/2024 12:51

Crime aconteceu no domingo (1º) (Foto: Reprodução de vídeo)
Crime aconteceu no domingo (1º) (Foto: Reprodução de vídeo)
No último domingo (1º), o motorista de aplicativo Thiago Fernandes Bezerra, de 23 anos, foi assassinado pelo policial militar Venilson Cândido da Silva, de 50, em Camaragibe.  

Para o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, “ele deve ser expulso da corporação” e “vai responder pelo crime”. 

No entanto, a pasta precisará seguir alguns protocolos para resultar na exclusão do militar da corporação.
 

Entenda

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) informou que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) está sendo conduzido pela Corregedoria Geral da SDS. 

Essa Corregedoria irá instalar um Conselho de Disciplina, onde haverá toda a apuração do caso e o julgamento da conduta do policial.

“A SDS reforça que o acusado foi preso em flagrante delito, responderá pelo crime cometido e reafirma que esse tipo de atitude é uma exceção dentro da Polícia Militar”, disseram em nota. 

Após a conclusão do PAD, o militar poderá ser expulso da corporação. 

O caso

Segundo informações, Thiago foi baleado e morto pelo PM por causa de uma discussão sobre o valor da corrida, que totalizou R$ 7.
 
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento do crime. Thiago pilota a moto com o policial na garupa. O condutor para em um determinado ponto, em Alberto Maia, e o PM desce.
 
Os dois discutem por poucos segundos. Thiago chega a abrir os braços, como se questionasse o policial. O PM, então, recua alguns passos e dispara na vítima, que cai no chão. Em seguida, o autor do crime tira o capacete, coloca ao lado do corpo e sai. 

Outros vídeos mostram o momento em que o policial, que teve a prisão preventiva decretada, tenta  fugir em um ônibus.
 
Alcançado por populares, ele é espancado e, por conta da ação dos policiais que o capturam, não acaba sendo linchado.

A Polícia Militar de Pernambuco informou, por meio de nota, que o suspeito foi preso em flagrante delito. Durante a ação, foi apreendido um revólver calibre 38. 

Mais notícias