Clouds29° / 31° C

TRADIÇÃO NATALINA

Missa do Galo no Derby acontece na noite deste terça (24)

Haverá apresentação cultural antes da celebração religiosa, que começará às 19h

Publicado em: 24/12/2024 05:30 | Atualizado em: 24/12/2024 05:29

 (Foto: Arquivo/DP)
Foto: Arquivo/DP
A tradicional Missa do Galo, em frente ao Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, acontece às 19h desta terça (24), véspera de Natal. A Missa de Natal será celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, pela segunda vez. Cerca de dois mil católicos são esperados na celebração.

A Noite de Natal no Derby acontece há 72 anos e reúne autoridades civis e militares, em nível estadual e municipal, recebidas pelo comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel César Torres. A partir das 18 horas haverá apresentações culturais, celebrando o Natal. O Quartel da PM disponibiliza cadeiras para os que forem prestigiar o evento.

Dom Paulo Jackson fez o convite aos fieis por meio de uma rede social: “Não há forma mais bonita de viver o Natal do que participar da Eucaristia, por isso convido você e sua família para a tradicional Missa de Natal no Quartel do Derby, no dia 24 de dezembro”, escreveu.

O capelão da Polícia Militar de Pernambuco, Padre Augusto César Figueirôa de Arruda, diz  que a noite está sendo preparada com muito carinho pela equipe de organização. Para ele, o evento religioso é de grande importância para a população.

 “Os que vêm ao Derby, participar da missa presidida pelo arcebispo na Noite Santa, naquele cenário tão especial, aberto e iluminado, é uma demonstração pública de fé e de adesão à Igreja”, comenta.

História

O nome "Missa do Galo" tem origem em uma lenda ancestral que diz que um galo cantou muito forte à meia-noite do dia 24 de dezembro, anunciando o nascimento de Jesus. O galo é um símbolo de acordar e de vida nova, o que é apropriado para a celebração do nascimento de Jesus. 

Tags: missa | galo | derby | terça | véspera | natal |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua