Clouds28° / 29° C

Fieis celebram a Imaculada Conceição

O público se concentrou bastante em volta da imagem da Nossa Senhora no seu santuário, cercado também de canteiros para velas e palavras de oração

Publicado em: 08/12/2024 22:16

 (Francisco Silva/ DP Foto)
Francisco Silva/ DP Foto
A 120ª Festa do Morro seguiu com grande movimentação no período da tarde do seu último dia neste último domingo, concentrando os devotos na procissão que saiu do Cais do Apolo, no bairro do Recife, e percorreu 7 km até o Morro da Conceição  a procissão sai do Cais do Apolo, no bairro do Recife, percorrendo um trajeto de 7 quilômetros até o Morro da Conceição. 
 
Numa tarde lotada de fiéis, mas com movimentação tranquila, pelas ladeiras do lugar, a procissão seguiu sua tradição com o santuário no alto do morro recebendo os devotos que ali depositam suas esperanças, cumprem suas promessas, agradecem pelas suas conquistas e rezam por processos de cura.
 
Assim como no período da manhã, o público se concentrou bastante em volta da imagem da Nossa Senhora no seu santuário, cercado também de canteiros para velas e palavras de oração. Os devotos se revezavam para receber a água benta e aplaudir a santa, alguns chorando e outros apenas contemplando a imagem à distância, como é com caso de Ivone Domingues, aposentada, que vem de Pau Amarelo há muitos anos para a procissão. 
“Eu tenho uma fé imensa em Nossa Senhora desde sempre mesmo sem pertencer a nenhuma religião. Ela para mim significa muito mais do que um dogma concreto. Ela abrange tudo o que vem de Deus e por isso que o meu credo nela é tão poderoso. Eu peço silenciosamente e sempre sou atendida, então devo muito a ela”, explicou.
 
Maria José Nunes e Lucilene de Souza vem juntas há mais de 50 anos, sem falta uma vez sequer. “Enquanto viva eu estiver estarei aqui, porque a minha devoção tem me ajudado em todas as horas de necessidade, de sofrimento, de angústia e também é importante nos momentos de alegria. Eu entrego tudo nas mãos de Nossa Senhora, então sempre sei que vai ser o melhor para mim o que quer que ela decida. Por isso nunca vou deixar de vir”, afirmou Luciene. “Vinha sempre com a minha mãe quando criança e segui vindo mesmo depois, porque não há explicação para o tamanho do meu amor e fé em Nossa Senhora da Conceição. Ela é minha a minha grande intercessora, meu apoio e minha força”, completou Maria.
 
Taciana Beltrão, catequista da paróquia, fala sobre a experiência de fazer todos os anos trabalho voluntário no evento que atrai tantos fiéis. “Eu consigo muitas graças através de Nossa Senhora; ela faz parte da minha vida desde criança, através da minha mãe e da minha família. Poder contribuir como voluntária aqui e perceber a cada ano a chegada de mais e mais fiéis. É bonito participar de algo em que a gente vê as pessoas cheias de esperança virem atrás de algo que necessitam e sentirem que, através da fé, estão recebendo”, comentou a catequista da paróquia Taciana Beltrão, também voluntária. 
 
Gabriel Aquiles, 18 anos, morador da Bomba do Hemetério, faz parte do grupo jovem dos voluntários. “Estou vindo desde o dia 28 e frequento a Festa do Morro desde pequeno. Comecei como voluntário aqui na Paróquia do Morro da Conceição porque sou muito motivado por ajudar as pessoas, mesmo que em pequenas coisas. A equipe de voluntários tem uma série de funções e eu escolhi a da acolhida. E ser devoto de Nossa Senhora é o que me motiva a participar sempre que posso”, contou.
 
Às 18 horas, o prefeito João Campos chegou ao Morro da Conceição, subindo a ladeira e cumprimentando os devotos e moradores, sendo aplaudido ao chegar no Santuário. A governadora Raquel Lyra,  que já havia subido o Morro pela manhã, retornou à noite também para participar da missa no palco, que começou por volta das 19 horas.
 
“(Quero) pedir sabedoria, para seguir trabalhando pelo povo e por quem precisa, e fazer bem feito. Viva Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira”, disse. “Desejar um feliz Natal a todos do Recife, de fora, da Região Metropolitana... Que Deus abençoe e que tenham um Natal de muita luz e esperança, com Deus no coração e com a certeza de um futuro próspero”, completou João Campos. 
 
“Mais um ano que a gente está aqui cedinho, subindo o Morro da Conceição, para agradecer à Nossa Senhora por todas as bênçãos que tivemos durante este ano”, disse. “Pedindo sabedoria para continuar fazendo as escolhas certas, seguindo em frente e ajudando a nossa gente”, falou a governadora.

Mais notícias