Clouds26° / 28° C

Imaculada Conceição

Festa do Morro: fiéis lotam escadarias e santuário desde a madrugada

Famílias celebram a 120ª edição do evento, em homenagem às vítimas de desabamento em agosto

Publicado em: 08/12/2024 08:58 | Atualizado em: 08/12/2024 14:08

 (Foto: Francisco Silva/DP Foto)
Foto: Francisco Silva/DP Foto


O dia amanheceu com um cenário de fé e devoção no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Desde a madrugada, fiéis lotam as escadarias, o santuário e o entorno, celebrando os 120 anos de Nossa Senhora da Conceição, uma das festas religiosas mais tradicionais do Estado.

Com missas acontecendo de hora em hora desde a meia-noite, tanto no santuário quanto no palco externo, a movimentação é constante. Muitos devotos aproveitaram o portão aberto durante a madrugada para pagar promessas aos pés da Santa.

No caminho até o topo, o comércio também chama atenção. Vendedores aproveitam o grande fluxo para oferecer imagens de Nossa Senhora, terços, fitinhas de promessa, calendários e doces tradicionais.
 
 (Foto: Francisco Silva/DP Foto)
Foto: Francisco Silva/DP Foto
 

Roberto de Souza, de 52 anos, é devoto de Nossa Senhora e trabalha há mais de 30 anos nesse período da Festa do Morro. Comerciante, ele vende doces tradicionais durante a festa.
 
"Hoje o movimento está muito bom, e a gente espera vender ainda mais até o fim do dia. Comparado ao ano passado, esse ano apareceu bem mais gente, acredito que pela tragédia que aconteceu”, diz. “Vou trabalhar aqui até quando eu não puder mais".

A procissão de encerramento, marcada para as 14h30, com concentração no Cais do Apolo, é aguardada com expectativa. Uma religiosa do santuário resumiu a emoção do momento.

"A procissão é sempre o momento mais emocionante. Estamos todos ansiosos para levar Nossa Senhora na caminhada pela cidade. Eu e minha família sempre acompanhamos todos os anos."
 
Esta é a primeira edição do evento desde o desabamento do teto do santuário, que deixou dois mortos e 29 feridos, no final de agosto. As vítimas da tragédia foram Maria da Conceição de França Pinto, 68 anos, e Antônio José Soares, 54 anos.

Mais notícias