PROGRAMA
Estado apresenta primeiro projeto aprovado no programa Cientista Arretado
Trabalho escolhido receberá um suporte estadual de mais de R$ 1 milhão para a sua implementação
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 16/12/2024 13:35
![]() |
A apresentação ocorreu durante o encontro de alinhamento entre a equipe selecionada e representantes do Governo (Foto: Saulo Aleixo/Secti) |
O Programa estadual Cientista Arretado apresentou o primeiro pesquisador sênior pernambucano aprovado na iniciativa.
O projeto escolhido será liderado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Roberto Quental, e vai aplicar soluções para a mitigação e urbanismos de risco no Estado.
A apresentação ocorreu durante o encontro de alinhamento entre a equipe selecionada e representantes das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que coordenam o programa, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), órgão que indicou o primeiro desafio do Cientista Arretado.
O projeto escolhido receberá um suporte financeiro estadual no valor de R$ 1.052.000,00 para a sua implementação.
Durante a reunião, foram discutidos os próximos passos, metas e o apoio técnico que será oferecido pelo programa para garantir a implementação eficaz da solução.
O projeto vai contribuir com a estabilização de encostas e, conforme o professor Roberto Quental, será incentivado o envolvimento da população.
“Queremos mudar toda uma postura e uma cultura, ter um projeto mais integrado que incentive o envolvimento da própria população para que ela entenda a solução, além das questões urbanísticas.
A ideia é ser algo amplo, pensando sempre em um custo adequado, mas que também busque a qualidade de vida da população”, pontuou.
O Cientista Arretado promove a parceria entre a academia e o Governo, por meio de um pesquisador sênior e sua equipe, para a solução de desafios da gestão pública de Pernambuco.
Durante o encontro de alinhamento, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricelia Montenegro, destacou que o objetivo do programa é trazer inovação.
“Esse é um projeto extremamente inovador capitaneado aqui pela nossa secretaria, com execução da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco), e tenho certeza que isso trará mudanças efetivas na vida da população de Pernambuco”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, destacou que a equipe selecionada terá o apoio do time técnico do órgão e seus vinculados.
“Nós temos o engajamento total de toda a estrutura de Governo do Estado voltada para essas obras e para a gente absorver dessa inteligência que está sendo produzida aqui, a partir do desafio do Cientista Arretado”, reforçou.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS