PATRIMÔNIO
Diario de Pernambuco aguarda sanção de João Campos para se tornar Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife
O projeto de Lei Ordinária nº 204/2024 foi aprovado pelos vereadores no dia 3 de dezembro
Por: Malu Mendes
Publicado em: 11/12/2024 10:38
![]() |
Foto: Sandy James/DP Foto |
O Projeto de Lei Ordinária nº 204/2024, que reconhece o jornal Diario de Pernambuco como Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife, está na fase final de tramitação. A proposta aguarda apenas a sanção do prefeito João Campos para entrar em vigor.
Após passar por todas as etapas de análise na Câmara Municipal, o projeto foi aprovado em primeira votação no plenário no dia 3 de dezembro. Agora, depende apenas da assinatura do prefeito para ser oficializado como lei.
O que a lei representa
A proposta tem como objetivo preservar o legado do Diario de Pernambuco, reconhecendo sua importância histórica e cultural para a cidade e o estado. Criada para proteger o jornal mais antigo em circulação na América Latina, a lei também busca reforçar o papel do veículo na disseminação de informações éticas e verdadeiras.
O projeto foi apresentado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que enfatizou o impacto do Diario na história e na cultura pernambucana.
“Tornar o Diario de Pernambuco Patrimônio Imaterial, no nosso mandato, muito nos honra, porque preserva a nossa história, sobretudo em tempos de notícias instantâneas, de tantas fake news e vidas destruídas por notícias mentirosas. O Diario de Pernambuco precisa ter preservado toda a sua história, e precisa também continuar trazendo para todos nós notícias verdadeiras, com ética, com princípio da democracia e com direito ao contraditório”, afirmou a vereadora.
Conquista nacional
O acervo jornalístico do Diario de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação no Hemisfério Sul, foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural material do Brasil, no dia 19 de novembro deste ano.
A Lei nº 15.027, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU), marcou um importante momento na preservação da história de Pernambuco e do Brasil.
Título estadual
A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução Nº 2365/2024, que submete o acervo jornalístico do Diario de Pernambuco para obtenção do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A proposta, de autoria do deputado Waldemar Borges (PSB), foi aprovada em Reunião Plenária nesta segunda-feira (9).
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS