Rain25° / 27° C

DP SOCIAL

Projeto Semente: uma luz de esperança para crianças em situação de vulnerabilidade

O trabalho iniciou ajudando crianças venezuelanas. Hoje, se expandiu para ajudar também crianças brasileiras, prestando serviço em educação e cidadania

Publicado em: 06/11/2024 06:00

As principais atividades incluem estudos de Língua Portuguesa, matemática, educação ambiental, cidadania e artes manuais (Foto: Lérderis Guerra)
As principais atividades incluem estudos de Língua Portuguesa, matemática, educação ambiental, cidadania e artes manuais (Foto: Lérderis Guerra)
 
O Projeto Semente é uma iniciativa social que oferece apoio a crianças de 7 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas e provenientes de famílias de baixa renda. 

A ação atua em comunidades vulneráveis. As principais atividades incluem estudos de Língua Portuguesa, matemática, educação ambiental, cidadania e artes manuais. 

Além disso, conta com uma equipe de voluntários, como psicólogos e pedagogos, que ajudam a atender as diversas necessidades dos participantes. 
O objetivo do projeto é proporcionar um ambiente seguro e enriquecedor, contribuindo para a formação integral das crianças e a superação de desafios impostos (Foto: Lérderis Guerra)
O objetivo do projeto é proporcionar um ambiente seguro e enriquecedor, contribuindo para a formação integral das crianças e a superação de desafios impostos (Foto: Lérderis Guerra)

O objetivo do projeto é proporcionar um ambiente seguro e enriquecedor, contribuindo para a formação integral das crianças e a superação de desafios impostos. 

O projeto é ligado ao Instituto Robinson Cavalcanti, que fica em Setúbal, Zona Sul do Recife. 
As comunidades beneficiadas são a Ocupação Tijolinho, localizada em frente ao Aeroporto (Sobre a linha de trem da RFFSA), e a Ocupação 8 de Março, na Rua Barão de Souza Leão (Foto: Lérderis Guerra)
As comunidades beneficiadas são a Ocupação Tijolinho, localizada em frente ao Aeroporto (Sobre a linha de trem da RFFSA), e a Ocupação 8 de Março, na Rua Barão de Souza Leão (Foto: Lérderis Guerra)

As comunidades beneficiadas são a Ocupação Tijolinho, localizada em frente ao Aeroporto (Sobre a linha de trem da RFFSA), e a Ocupação 8 de Março, na Rua Barão de Souza Leão, após o cruzamento do Supermercado Trevo, ambas no Recife. 

O Projeto Semente tem atendimento direto a 14 crianças, existe há dois anos e meio, criado em 2022, depois do período da pandemia mais rígida, funcionando nas terças e quintas, das 14h às 18h. 

Atividades desenvolvidas: os alunos aprendem língua portuguesa, matemática, passando por educação ambiental e cidadania. 

O Projeto Semente oferece uma programação diversificada que inclui estudos de Língua Portuguesa e Matemática, além de educação ambiental, educação doméstica, cidadania, artes manuais, desenho, pintura e educação integrada.

“Essas atividades visam não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a formação integral das crianças, ajudando-as a superar as limitações impostas pela vulnerabilidade social”, explica Maurício Amazonas, coordenador do projeto. 

Os beneficiários enfrentam diariamente a realidade da pobreza e da desigualdade, o que torna o trabalho desenvolvido ainda mais relevante. 

“Aqui, buscamos criar um ambiente onde as crianças se sintam acolhidas e estimuladas a aprender e a sonhar”, completa Amazonas. 

As famílias das crianças também são beneficiadas com cestas básicas, mensalmente, e eventualmente, duas vezes ao ano, o projeto realiza mutirão de corte de cabelos, aferição de pressão arterial, higiene bucal, aferição de altura e peso para prevenção ao diabetes.

Apoio aos venezuelanos

O projeto também desenvolve ações com crianças imigrantes da Venezuela, principalmente sobre a questão da língua portuguesa, inserindo também as crianças em uma cultura de paz, compreensão das diferenças culturais e o combate à xenofobia. 

Voluntários

O projeto conta com uma equipe dedicada de 8 voluntários, composta por profissionais como psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, arte educadores, pediatras e ginecologistas.

“A contribuição desses profissionais é fundamental para atender às diversas necessidades das crianças e de suas famílias”, relata Maurício Amazonas. Para se tornar um voluntário, a coordenação pedagógica do projeto atende no número: 81 9.8708.9616.

Recursos e necessidades – Veja como ajudar

Apesar do impacto positivo gerado, o Projeto Semente enfrenta desafios financeiros. As principais necessidades incluem recursos para a folha de pagamento, compra de alimentos e despesas de manutenção.

“Os recursos provêm de doações de colaboradores e da comunidade local, mas a demanda é crescente”, frisa Maurício Amazonas. 

Projeto futuros

Iniciado com foco na coleta de crianças venezuelanas, o projeto se expandiu rapidamente para incluir crianças brasileiras, refletindo a urgência de apoio a todos que se encontram em situações semelhantes. 

Olhando para o futuro, o Projeto Semente planeja ampliar a faixa etária atendida até 15 anos e pretende operar todos os dias, em dois turnos.

Como ajudar

A comunidade pode se envolver de diversas formas. Aqueles que desejam contribuir podem se inscrever como voluntários, oferecendo serviços como dentista ou oftalmologista (são as necessidades mais urgentes atualmente). 

Além disso, as doações de alimentos não perecíveis e as contribuições financeiras são sempre bem-vindas. 

Para fazer doações, o PIX do projeto é 17.373.979/0001-42, e para mais informações, o contato é (81) 99635.5032.

O Projeto Semente é, sem dúvida, um exemplo de como o amor e a solidariedade podem fazer a diferença na vida das crianças que mais precisam. 

Com apoio e dedicação, é possível cultivar um futuro melhor para as crianças.

Exposição “Crianças Fazendo Arte”

Em outubro, o Projeto Semente realizou uma exposição especial de artes, destacando o trabalho de 14 crianças, com idades entre 7 e 12 anos. 

Nos últimos meses, os pequenos artistas, sob a orientação de instrutores e artistas plásticos, confeccionaram diversas peças. 

“As obras foram criadas a partir de garrafas de vidro, caçarolas de alumínio, papéis, revistas, jornais e tábuas, demonstrando a criatividade e o potencial das crianças”, destaca Maurício Amazonas. 

Esta exposição, com 50 peças, marcou o encerramento das atividades do mês das crianças no Projeto Semente, mas o trabalho e a dedicação das crianças foram muito antes, refletindo um esforço contínuo de aprendizado e expressão artística. 

A exposição foi uma oportunidade para a comunidade conhecer e valorizar o talento e a imaginação dos jovens participantes.

Instituto Robinson Cavalcanti

O Instituto Robinson Cavalcanti é uma organização sem fins lucrativos que visa promover ações sociais e comunitárias. 

Nomeado em homenagem ao Bispo Anglicano Robinson Cavalcanti. O sonho do Instituto Robinson Cavalcanti é ver cada paróquia acompanhada por um projeto social, e em cada projeto social uma paróquia, promovendo ações que atendam às necessidades da comunidade. 

Inspirado na visão do Bispo Anglicano Robinson Cavalcanti, que era adepto da Teoria Holística da Missão Integral, o instituto busca integrar a dimensão espiritual com a prática social, oferecendo tanto o "Pão da Vida" quanto o "pão nosso de cada dia". 

O objetivo é promover uma transformação integral na vida das pessoas, através de apoio e desenvolvimento nas áreas educacionais, sociais e culturais. 

O Instituto também desenvolve ações de “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, realizando debates e reflexões na Campanha Maio Laranja, bem como ao longo do ano. 

Serviço:

Instituto Robinson Cavalcanti (Projeto Semente)
Rua Camboim, 70, Setúbal, Recife/PE
Fone: 81 9.9635.5032 @projetosemente.irc

Mais notícias