Rain25° / 27° C

VESTIBULAR

Enem 2024: tudo sobre a aplicação da prova

Confira o que pode ou não ser levado para o exame

Publicado em: 02/11/2024 06:00 | Atualizado em: 02/11/2024 18:21

 (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Após meses de preparação, os vestibulandos finalmente irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 neste domingo (3). Além das 180 questões e da redação que demandam a atenção do participante, é importante estar atento a outros aspectos que podem custar uma eliminação precoce no certame.

O Diario reuniu alguns pontos que merecem atenção do estudante no Edital do Enem 2024. Confira:

O que levar

O candidato deve levar para a prova um documento de identificação oficial e original com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social, e documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que o aluno leve o cartão de confirmação de inscrição, mesmo não sendo um item obrigatório. A instrução também vale para declaração de comparecimento.

Além disso, para a realização da prova, o aluno deve portar canetas exclusivamente esferográficas de tinta preta e tubo transparente. Água e alguns alimentos podem estar sujeitos a revista dos fiscais.

O que não levar

São itens expressamente proibidos nas salas de realização de prova:

  • Bebida alcóolica, aberta ou fechada
  • Cigarros e derivados do tabaco
  • Quaisquer outras drogas ilícitas

Itens guardados nos porta-objetos

Os seguintes itens previstos no edital devem ser guardados nos porta-objetos, se portados pelos alunos. 

Declaração de Comparecimento impressa, Cartão de Confirmação da Inscrição, bulas, óculos escuro e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar, alarme, chave com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fone de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Em todos esses casos, os alunos que se recusarem a se adequar podem ser expulsos e eliminados do Enem.

Sobre a prova

A aplicação do Enem 2024 seguirá o horário de Brasília-DF, confira:

Abertura dos portões
12h

Fechamento dos portões
13h

Início das provas
13h30

Término das provas 1º dia
19h

Término das provas 2º dia
18h30

Datas

Além das provas de redação, linguagens e ciências humanas, realizadas neste domingo (3), as provas de de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo dia 10 de novembro. 

Confira a programação de divulgação de gabaritos e resultados, segundo o Inep

Divulgação do gabarito
20/11/2024

Divulgação do resultado
13/01/2025

Números

O número de inscritos para realizar as provas do ENEM, em Pernambuco, segundo o MEC, é de mais de 237 mil. Deste número, 169 mil inscrições foram gratuitas e 67.695 foram pagas.

O total de inscritos para o exame em 2024 supera os das últimas edições. Em 2023, o Enem teve 3,9 milhões de inscritos. Em 2022, cerca de 3,39 milhões de candidatos se inscreveram.

Mais da metade dos inscritos – cerca de 2 milhões e 750 mil – não precisou pagar a taxa de inscrição porque tiveram a solicitação de isenção aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, que irão disputar vagas pela primeira vez, correspondem a 1,6 milhão de inscritos, sendo que 1.333.069 inscrições desse grupo foram gratuitas e 283.537 foram pagas.
 
A nota do ENEM pode ser utilizada para concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas e particulares, como nos processos do SISU e do ProUni. Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos preveem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Mais notícias