TRÂNSITO
Trânsito no Centro do Recife: Avenida Dantas Barreto terá mudanças a partir desta segunda (14)
Via central terá sentido único em direção à Zona Sul e a via local ficará com sentido invertido. Avenida ganhou tratamento de travessias e implantação de ciclofaixa
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 11/10/2024 15:15
A mudança faz parte do Plano de Circulação do Centro do Recife, desenvolvido pela Prefeitura do Recife para melhorar a conexão dos bairros centrais (Foto: Rafael Vieira/DP Foto) |
Motoristas, passageiros de ônibus e pedestres que circulam pelo Centro do Recife devem ficar atentos.
A partir de segunda-feira (14), a pista central da Avenida Dantas Barreto, no Bairro de São José, terá sentido único.
Além disso, a via local terá seu sentido invertido. A mudança faz parte do Plano de Circulação do Centro do Recife, desenvolvido pela Prefeitura do Recife para melhorar a conexão dos bairros centrais (São José, Santo Antônio e Bairro do Recife) com as Zonas Sul e Oeste da cidade.
A via também recebeu uma nova ciclofaixa e a velocidade permitida foi ajustada para 40 km/h, aumentando a segurança viária para os pedestres e ciclistas.
Como fica
Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República (Foto: Divulgação/PCR) |
O trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Avenida Sul, anteriormente com fluxo nos dois sentidos e reservado a apenas sete linhas de ônibus, terá mão única em direção à Avenida Sul, permitindo a circulação de diferentes tipos de veículos e ainda contará com uma ciclofaixa bidirecional.
Além disso, os motoristas que chegam pela Avenida Sul, vindos da Zona Oeste, poderão acessar a via local da Avenida Dantas Barreto em direção ao Centro, estabelecendo uma nova conexão com a Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros.
Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República.
O fluxo em direção a Boa Viagem, na Zona Sul, seguirá pela Avenida Dantas Barreto e no cruzamento com a Rua do Peixoto haverá um giro à esquerda. Daí o acesso se dá pela Rua Padre Muniz e Viaduto do Forte das Cinco Pontas - sentido Boa Viagem.
Os condutores com destino à Zona Oeste poderão seguir em frente pela Dantas Barreto e acessar a Rua Imperial na Praça Sergio Loreto.
Para quem vier da Zona Sul pelo Viaduto do Forte das Cinco Pontas o acesso à Avenida Dantas Barreto será feito através da nova alça de acesso à Avenida Sul, em seguida pela Praça Frei Caneca, Praça das Cinco Pontas, Rua Vidal de Negreiros, Rua Imperial para então acessar a Avenida Dantas Barreto.
Mais novidades
Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa bidirecional na Avenida Dantas Barreto, com 1 km de extensão, oferecendo um espaço protegido para ciclistas.
Nas próximas fases do Plano de Circulação do Centro do Recife, a estrutura cicloviária será expandida para incluir, entre outras conexões, a ligação com a Praça da Independência.
Pensando na mobilidade ativa, a sinalização da área contará com uma soma de 46 travessias de pedestres, contando com a Avenida Dantas Barreto e com suas transversais.
Boa parte delas será semaforizada e situada perto de pontos de interesse e áreas de embarque e desembarque do transporte público, assegurando segurança para o grande número de pedestres que circulam pela região.
Durante o período de adaptação, orientadores e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local orientando e organizando o trânsito.
Em caso de dúvidas, a população pode acionar o órgão pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.
Manutenção
A Prefeitura do Recife está investindo R$ 3,7 milhões na intensificação do Programa de Manutenção de Sinalização Viária, que contribui diretamente para a redução dos sinistros de trânsito e para salvar vidas.
Até o fim deste ano, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), responsável pelo projeto, vai revitalizar as sinalizações horizontais e verticais de dez grandes corredores viários, de pelo menos 200 vias - incluindo as rotas cicloviárias -, além de 15 áreas escolares e 15 comunidades.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS