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TRÂNSITO

Trânsito muda na Avenida Dantas Barreto nesta segunda (14); veja como fica

Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República

Publicado em: 13/10/2024 10:15

Essas alterações integram o Plano de Circulação do Centro do Recife, uma iniciativa da Prefeitura do Recife que visa melhorar a mobilidade entre os bairros centrais (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Essas alterações integram o Plano de Circulação do Centro do Recife, uma iniciativa da Prefeitura do Recife que visa melhorar a mobilidade entre os bairros centrais (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Nesta segunda-feira (14), motoristas, passageiros de ônibus e pedestres que circulam pelo Centro do Recife devem estar atentos às mudanças no trânsito da Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José. 

A pista central da avenida passará a ter sentido único, enquanto a via local terá o sentido invertido.

Essas alterações integram o Plano de Circulação do Centro do Recife, uma iniciativa da Prefeitura do Recife que visa melhorar a mobilidade entre os bairros centrais, como São José, Santo Antônio e o Bairro do Recife, facilitando a conexão com as Zonas Sul e Oeste da cidade.

Além disso, a avenida ganhou uma nova ciclofaixa, reforçando a segurança para ciclistas, e a velocidade máxima foi reduzida para 40 km/h, garantindo maior proteção para pedestres e ciclistas.

Como fica

O  trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Avenida Sul, anteriormente com fluxo nos dois sentidos e reservado a apenas sete linhas de ônibus, terá mão única em direção à Avenida Sul, permitindo a circulação de diferentes tipos de veículos e ainda contará com uma ciclofaixa bidirecional. 

Além disso, os motoristas que chegam pela Avenida Sul, vindos da Zona Oeste, poderão acessar a via local da Avenida Dantas Barreto em direção ao Centro, estabelecendo uma nova conexão com a Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros.

Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República. 

O fluxo em direção a Boa Viagem, na Zona Sul, seguirá pela Avenida Dantas Barreto e no cruzamento com a Rua do Peixoto haverá um giro à esquerda. Daí o acesso se dá pela Rua Padre Muniz e Viaduto do Forte das Cinco Pontas - sentido Boa Viagem. 

Os condutores com destino à Zona Oeste poderão seguir em frente pela Dantas Barreto e acessar a Rua Imperial na Praça Sergio Loreto.

Para quem vier da Zona Sul pelo Viaduto do Forte das Cinco Pontas o acesso à Avenida Dantas Barreto será feito através da nova alça de acesso à Avenida Sul, em seguida pela Praça Frei Caneca, Praça das Cinco Pontas, Rua Vidal de Negreiros, Rua Imperial para então acessar a Avenida Dantas Barreto.

Mais novidades

Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa bidirecional na Avenida Dantas Barreto, com 1 km de extensão, oferecendo um espaço protegido para ciclistas. 

Nas próximas fases do Plano de Circulação do Centro do Recife, a estrutura cicloviária será expandida para incluir, entre outras conexões, a ligação com a Praça da Independência.

Pensando na mobilidade ativa, a sinalização da área contará com uma soma de 46 travessias de pedestres, contando com a Avenida Dantas Barreto e com suas transversais. 

Boa parte delas será semaforizada e situada perto de pontos de interesse e áreas de embarque e desembarque do transporte público, assegurando segurança para o grande número de pedestres que circulam pela região.

Durante o período de adaptação, orientadores e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local orientando e organizando o trânsito. 

Em caso de dúvidas, a população pode acionar o órgão pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

Manutenção
 
A Prefeitura do Recife está investindo R$ 3,7 milhões na intensificação do Programa de Manutenção de Sinalização Viária, que contribui diretamente para a redução dos sinistros de trânsito e para salvar vidas. 

Até o fim deste ano, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), responsável pelo projeto, vai revitalizar as sinalizações horizontais e verticais de dez grandes corredores viários, de pelo menos 200 vias - incluindo as rotas cicloviárias -, além de 15 áreas escolares e 15 comunidades.

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