Transporte público
Ônibus elétrico começa circular no Grande Recife e fase de testes
Coletivo faz itinerário Marco Zero/Derby, nos dias úteis. No fim de semana, cumprirá a rota Cais de Santa Rita/Olinda
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 14/10/2024 10:37 | Atualizado em: 14/10/2024 10:46
Ônibus elétrico está em fase de testes (Foto: Paulo Maciel/ Grande Recife Consórcio ) |
O Consórcio de Transporte Metropolitano começou, nesta segunda, (14), o teste, em caráter experimental temporário, do ônibus elétrico.
O coletivo faz o itinerário Marco Zero/Derby, nos dias úteis.
No final de semana, o veículo cumprirá a rota Cais de Santa Rita/Olinda.
Segundo Alex Carvalho, chefe de divisão de vistoria do Consórcio, o veículo elétrico tem um diferencial, tem um número menor de componentes mecânicos a serem inspecionados.
“ É bem diferente dos ônibus com motor a Diesel que apresentam diversas partes móveis e sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e tratamento de gases. Mesmo com uma menor quantidade de itens, é indispensável vistoriar o ônibus porque ele deve operar atendendo normas técnicas e leis específicas que refletem diretamente na segurança e conforto do motorista e passageiros”, destacou.
Como será
O ônibus ficará em operação até o dia 3 de novembro.
A ação integra uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, que oferecem um serviço opcional.
O veículo comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé.
A tarifa é de R$ 5,15, equivalente ao serviço opcional mais barato em curso na Região Metropolitana do Recife.
Estudantes e gratuidades poderão conhecer o serviço opcional pagando a tarifa cheia, porém, continuarão contando com os outros serviços disponíveis no centro do Recife.
O percurso Recife e Olinda, o micro-ônibus custará R$ 7,70 por passageiro, aceitando pagamento com Vem Comum.
O teste está sendo viável pela parceria entre Grande Recife Consórcio, Ankai do Brasil e Consórcio Conorte.
A ação faz parte dos esforços do governo estadual em busca de alternativas sustentáveis aos veículos a Diesel. O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está em fase avançada de homologação e também pretende testar outras alternativas em breve, sempre buscando o ganho ambiental de maneira sustentável.
Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. “Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa, promovendo um ambiente urbano mais sustentável”.
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