° / °
Vida Urbana
PARCERIA

Inmet e Fiocruz Pernambuco estreitam parceria no binômio meteorologia e saúde

Foram iniciadas as tratativas para a formulação de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para projetos científicos

Publicado: 17/10/2024 às 10:46

O objetivo é compreender melhor o papel do clima na dispersão de doenças zoonóticas (transmitidas entre animais e seres humanos) e de como ele afeta diversas espécies de vetores e hospedeiros na natureza/Foto: Divulgação

O objetivo é compreender melhor o papel do clima na dispersão de doenças zoonóticas (transmitidas entre animais e seres humanos) e de como ele afeta diversas espécies de vetores e hospedeiros na natureza (Foto: Divulgação)

A formulação de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Fiocruz Pernambuco foi iniciado para desenvolver projetos de pesquisa em diversas áreas de atuação da fundação de saúde.

O objetivo é compreender melhor o papel do clima na dispersão de doenças zoonóticas (transmitidas entre animais e seres humanos) e de como ele afeta diversas espécies de vetores e hospedeiros na natureza.

De acordo com o INMET, esses estudos científicos podem antecipar políticas públicas de saúde, reduzindo custos e risco à saúde da população. As pesquisas serão voltadas à região do Estado de Pernambuco, mas poderão ser aplicadas em todo o Brasil.

Uma reunião de alinhamento com representantes dos dois órgãos e mais profissionais do Serviço Nacional de Referência em Peste (SRP) e do Núcleo de Estatística e Geoprocessamento (NEG) foi realizada ontem (10) na sede da Fiocruz Pernambuco.

Pelo INMET, participaram os meteorologistas Wagner Bezerra, Morgana Almeida e Flaviano Ferreira.

“A reunião foi muito produtiva e evidenciou a importância das observações meteorológicas/climatológicas para o desenvolvimento científico em diversas áreas de atuação da Fiocruz”, ressaltou Wagner.

O meteorologista acrescentou que os resultados dessa cooperação científica serão incluídos em novas publicações científicas e criação de novos produtos, por exemplo.

Entre as ações que podem resultar desse entendimento conjunto estão projetos de pesquisa, intercâmbio acadêmico de pesquisadores e alunos, organização de cursos, treinamentos e disciplinas, disseminação das informações por meio de artigos científicos, além de outras atividades que sejam de interesse comum entre as instituições.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP