° / °

Acervo
Saúde

Cannabis medicinal: lei que prevê plano para distribuição de remédios é aprovada na Câmara do Recife

A norma pretende assegurar o acesso do óleo feito à base de cannabis à pacientes cujo tratamento tenha eficácia comprovada cientificamente

Publicado: 29/10/2024 às 11:46

/Foto: Priscilla Melo/DP Foto

/Foto: Priscilla Melo/DP Foto


 
A Câmara Municipal do Recife aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29), o Projeto de Lei que estabelece as bases para a criação da “Política Municipal de Uso e Distribuição de Remédios Derivados da Cannabis sp.” A norma pretende assegurar o acesso do óleo feito à base de cannabis a pacientes cujo tratamento tenha eficácia comprovada cientificamente.

De autoria de Cida Pedrosa (PCdoB) e subscrito por mais 25 parlamentares, o uso terapêutico da cannabis busca atender pessoas que têm epilepsia refratária, esclerose múltipla, dores crônicas e outras patologias.

Em seu argumento para a aprovação do projeto de lei, a autora afirmou que este é um dia histórico para a Câmara. “É um dia de celebração da vida. É o Recife se pondo no front, uma cidade que avança e que reconhece a necessidade de seus munícipes", disse a vereadora Cida Pedrosa, logo antes da votação.

Como funciona

Com a aprovação do PL nº 207/2022, os medicamentos distribuídos deverão seguir as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, em caso de importação, estarem em conformidade com as normas sanitárias do país de origem. 
 
 

Além disso, todos os produtos precisarão apresentar certificados de análise especificando os teores de canabidiol e tetrahidrocanabinol.

Cida defende que com esse projeto, surge a possibilidade da Rede Pública Municipal de Saúde ofertar àqueles que precisam do medicamento de forma gratuita.

“Hoje, o medicamento é caro, só tem acesso quem tem dinheiro ou quem ganha o direito na justiça para os SUS pagar. O que nós vamos fazer é assegurar a democratização dessa medicação para todas as pessoas, as pobres principalmente”, continuou.

Seguindo os protocolos da Câmara Municipal, o projeto ainda passará por uma segunda votação e, então, seguirá para a sanção do prefeito João Campos (PSB). Atualmente, apenas o município de São Paulo fornece os remédios.

“A partir da aprovação dessa lei e da sanção do prefeito João Campos, o SUS se comprometerá a ofertar essa medicação de forma gratuita para todas aquelas pessoas que necessitam dela e que tenham ela prescritas”, disse. 

Cida acredita que a aprovação do medicamento levará a uma outra revolução na saúde recifense. “Os médicos da saúde, da família e os médicos do SUS municipal terão que se debruçar e estudar essa medicação já que ela fará parte da lista de medicamentos a serem ofertados”, afirmou.

Sociedade
 
 

Mãe de duas filhas que precisam do óleo de canabidiol, Fabiana Pereira assistiu e vibrou com a aprovação do projeto de lei.  “A mais velha, Micaelly, tem muita crise convulsiva. Isso corta o coração de uma mãe, ela pede para trabalhar, mas não consegue por conta das crises. E a Nicolly tem 10 anos, ela é autista e tem síndrome de Down. Também precisa desse medicamento para tentar ativar a curiosidade da mente, na esperança de que ela ande”, contou.

Amiga de Fabiana, Jaquebede de Oliveira também comemorou a aprovação. “Estamos muito felizes com a oportunidade que a gente tá tendo de avançar. Eu tô aqui junto com a Fabiana como uma mãe que apoia a causa”, disse. 

Mais de Acervo