MORADIA
Governo de Pernambuco cadastra 1000 famílias em modalidade do Programa Morar Bem
Segundo a gestão estadual, até R$ 18 mil poderão ser financiados para melhorias nas casas
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 11/09/2024 08:38 | Atualizado em: 11/09/2024 21:52
Foto: Divulgação/CEHAB |
Mil casas foram inscritas pelo Governo do Estado na modalidade Reforma no Lar do Programa Morar Bem Pernambuco. Nesta modalidade, até R$ 18 mil serão financiados pela gestão estadual para promover melhorias nas casas instaladas em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O anúncio da medida foi por meio de publicação no Diario Oficial do Estado desta quarta-feira (11).
Serão oferecidas melhorias estéticas e funcionais, como reboco, pintura, instalação de portas e benfeitorias elétricas e hidráulicas. A ação também envolve assistência técnica de arquitetura e de engenharia. A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), será a responsável por coordenar e executar essas reformas.
As famílias cadastradas são de Recife, Olinda e Jaboatão. Até o momento, segundo a gestão, foram realizados 518 cadastros em Peixinhos, em Olinda; 198 em Jardim Monte Verde, Jaboatão; 79 na comunidade do Bode, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife; 29 no Alto do Passarinho, na Zona Norte da capital pernambucana; e 176 em Roda de Fogo, na Zona Oeste do município. O governo destacou na divulgação da medida a meta de atendimento de 2.300 famílias pernambucanas, residentes em municípios da Região Metropolitana do Recife até o fim do ano.
A prioridade é dada a casas precárias, construídas em alvenaria, e que abriguem pessoas que estão abaixo da linha de pobreza. Famílias chefiadas por mulheres, foco prioritário do programa Morar Bem Pernambuco, integram o público principal do Reforma no Lar.
Ainda conforme o Estado, está sendo realizado o trabalho de cadastramento na cidade do Cabo de Santo Agostinho, abrangendo 200 residências. Na primeira fase do programa, estão sendo cadastradas famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A assistência técnica e financeira oferecida pelo Morar Bem - Reforma no Lar resultará na melhoria das condições sanitárias e de salubridade das edificações, construídas, em sua maioria, em condições precárias”, diz a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS