Rain26° / 27° C

Educação

Administração Penitenciária e UPE implantam projeto-piloto do Prevupe em presídio

Programa pretende ampliar e reforçar o conhecimento dos alunos que desejam alcançar uma vaga no ensino superior.

Publicado em: 25/09/2024 12:42 | Atualizado em: 25/09/2024 12:56

Detentos estudamno Prevupe  (Foto: Seap-PE )
Detentos estudamno Prevupe (Foto: Seap-PE )
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), implantou o Prevupe, o pré-vestibular da UPE,  no Presídio de Igarassu (PIG), no Grande Recife. 
 
Essa é a primeira unidade prisional a receber o projeto-piloto. 
O Prevupe pretende ampliar e reforçar o conhecimento dos alunos que desejam alcançar uma vaga no ensino superior. 
 
Como funciona  
 
A turma conta com 40 alunos do Ensino Médio que terão aulas remotas e presenciais das disciplinas que caem nos vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
 
O secretário da Seap, Paulo Paes, reforça a importância de parcerias na área de educação. 
 
“Nós incentivamos as ações voltadas à educação, é uma forma de oferecer oportunidade de crescimento às pessoas em privação de liberdade para não reincidirem no crime, retornando ao sistema prisional”, destacou Paes. A parceria com a UPE foi viabilizada pela Gerência de Educação e Esportes da Seap. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec/UPE), Luiz Alberto Rodrigues, fala sobre a ação, que ocorre pela primeira vez em uma unidade prisional.
 
“Esta iniciativa busca contribuir com a ressocialização dos apenados, enquanto os possibilita uma preparação para aqueles que planejam a continuidade dos estudos, uma atualização ou aprofundamento de questões referentes ao Ensino Médio. É uma ação ainda experimental, realizada como atividade de extensão universitária, portanto visa também a formação dos novos professores”, explicou Rodrigues

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua