° / °
Vida Urbana
COMBATE AO CRIME

Operação contra tráfico e homicídios em 5 estados tem 35 presos; líderes atuavam em Pernambuco

Balanço parcial da Operação Barbalho foi repassado, no fim da manhã desta quarta (21), pela PF e Polícia Civil de Pernambuco

Publicado: 21/08/2024 às 13:22

As investigações tiveram início em 2019, a partir de informações de um grupo criminoso que atuava em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro/Foto: Reprodução/PF

As investigações tiveram início em 2019, a partir de informações de um grupo criminoso que atuava em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/PF)

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Federal, realizada nesta quarta (21),  teve um saldo de 35 pessoas presas. 

Ao todo, a Operação Barbalho, deflagrada em cinco Estados, teve como meta cumprir 39 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão expedidos pela Justiça. 

Um balanço parcial foi apresentado, no fim da manhã, pela PF e pela Polícia Civil, e apontou que as lideranças foram presas em Pernambuco. 

Como foi

As investigações tiveram início em 2019, a partir de informações de um grupo criminoso que atuava em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

O Delegado Márcio Tenório, que comandou a operação, falou com a imprensa sobre a atuação do grupo no crime.

“As informações foram reunidas e a gente conseguiu jogar esse caso para dentro da força integrada de combate ao crime organizado que dispõe de meios e reúne todas as forças de segurança do estado e as forças federais que têm representação no estado a gente conseguiu que esse caso fosse tratado no âmbito da FICCO e chegasse de fato ao objetivo, que era mapear e as principais lideranças e identificar as condutas e as ações. Eles buscavam em outros estados que sabidamente tinham fornecedores para que eles facilitassem a vinda desse material aqui para o estado de Pernambuco para a distribuição. Então, basicamente as relações estabelecidas entre as pessoas que foram presas hoje fora do estado, estão ligadas diretamente a essa questão comercial do produto criminoso que  movimentava muito dinheiro. O comércio que era utilizado para essa prática de lavagem de dinheiro, são atividades comerciais onde há uma facilitação de burlar o físico de burlar qualquer tipo de fiscalização, a gente chama sempre atenção em relação a ser comum, não é padrão, mas é comum que a lavagem seja feita por meio de vendas de combustíveis, porque é possível se pagar em dinheiro e fica difícil o controle assim como qualquer outra atividade comercial também”, detalhou o delegado. 

A secretária Executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira também estava presente na coletiva de imprensa e também deu detalhes sobre o grupo criminoso desarticulado nesta quarta-feira (21).

“A gente percebeu que essa organização criminosa tem uma atuação mais relevante na região metropolitana norte do Recife, mas não se atém somente a ela, tanto é que hoje nós realizamos prisões nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, então era uma organização criminosa de alcance interestadual. Nós ainda estamos apurando a apreensão, mas já podemos informar que houve apreensão de armas de fogo, dinheiro em espécie, veículos, enfim, houve bloqueio, sequestro de bens e a gente ainda até o final do dia vai ter um apurado mais detalhado para passar. Já havíamos feito a prisão de lideranças, inclusive no estado do Rio de Janeiro, que impactam diretamente essa criminalidade. A gente conseguiu com esses 39 mandados de prisão preventiva, dos quais 35 já foram cumpridos e 33 mandados de busca e apreensão, atingir amplamente essa organização criminosa”, explicou Dominique de Castro. 

Os presos vão responder pelos crimes de tráfico de droga, organização criminosa e lavagem de dinheiro, à medida que as investigações prossigam em relação aos crimes violentos intencionais serão identificados especificamente quem são as pessoas envolvidas com esse tipo de crime.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP