DP Social
Mostra gratuita apresenta arte de meninas contra exploração sexual
Mostra Expressão da Liberdade exige direitos de meninas e mulheres e segue até dia 30 de agosto, no Museu da Abolição, no Recife
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 14/08/2024 16:00 | Atualizado em: 14/08/2024 16:18
Exposição acontece no Mudeu da Abolição, no Recife (Foto: Centro das Mulheres do Cabo ) |
Uma exposição gratuita marca o Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho.
Gratuita, a mostra acontece no Museu da Abolição, no Recife, e tem como tema: "Expressão da Liberdade'.
A ideia é apresentar um manifesto de resistência e esperança.
Ela traz trabalhos de 66 jovens artistas do Recife e Região Metropolitana contra ameaças de exploração sexual comercial e outras formas de violência.
A exposição segue até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados, das 13h às 17h.
O Museu da Abolição fica localizado na Rua Benfica, nº 1150, no bairro da Madalena, no Recife.
Como é
A exposição é promovida pela Freedom Found, em parceria com o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), Casa Menina Mulher, Coletivo Mulher Vida e o Instituto Aliança.
O Centro das Mulheres do Cabo conta com cinco telas pintadas por 13 meninas do Projeto Novas Pérolas.
Ele é coordenado pela a Organização Não-Governamental feminista, antirracista que atua há 40 anos defendendo os direitos de meninas e mulheres, integrando o Programa Com.Direitos.
Artes
Uma das telas é de Mayara Maria, de 13 anos, que revelou o sentido da obra.
“A nossa tela tem vários pedidos de socorro, mostrando que a mulher ou menina não está sozinha”, disse a jovem integrante do Projeto Novas Pérolas.
Outra jovem que também participa do projeto, Elryllayne Vitória, de 13 anos, que descreveu o significado do quadro pintando coletivamente.
“Pintamos uma mandala representando a liberdade e a vida, já as correntes quebradas é a liberdade sem prisão”, revelou a adolescente.
Conheça o Freedom Found
O Freedom Fund é um líder no movimento global para acabar com a escravidão moderna.
Por meio da arte, pretende chamar a atenção para "graves violações que ainda persistem na sociedade e são invisibilizadas, não só no Brasil, mas no mundo".
Para isso, surgiu a ideia da exposição coletiva "Expressão da Liberdade", que inclui a criação artística de telas e a exposição delas em galerias e museus.
Crime
A exploração comercial sexual de crianças e adolescentes é uma realidade que ocorre no mundo inteiro e seu enfrentamento precisa ser prioridade.
Esse é o chamado dessa exposição: que cada visitante saia inspirado e convidado a agir, a se envolver e lutar por um mundo mais justo e livre para todas e todos.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS