TRANSPORTES
Grande Recife anuncia suspensão de duas linhas de ônibus opcionais
A medida está sendo justificada pela falta de empresas permissionárias com capacidade operacional para manter o serviço
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 28/08/2024 17:03
![]() |
A medida foi anunciada pelo órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) (Foto: Rafael Vieira/DP foto) |
A partir do próximo sábado (31), as linhas opcionais 214 - UR-02/IBURA e 224 - UR-11/JORDÃO serão suspensas por tempo indeterminado.
A medida foi anunciada pelo órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) e está sendo justificada pela falta de empresas permissionárias com capacidade operacional para manter o serviço.
Essas linhas, que operam em caráter especial, têm tarifas mais elevadas em comparação ao transporte convencional, uma vez que são de responsabilidade integral dos operadores.
A atual situação inviabilizou a continuidade do serviço, que agora será suspenso. Diante dessa realidade, o STPP/RMR afirmou que medidas serão tomadas para ajustar a oferta de transporte convencional nas regiões das UR's/COHAB e Ibura, minimizando o impacto da suspensão das linhas opcionais.
A ideia é garantir que a população não fique desassistida. Para ampliar as possibilidades de mobilidade, o órgão também destacou que o Bilhete Único será uma alternativa para os usuários afetados.
O sistema permite integração entre as linhas convencionais, com custos subsidiados pelo Estado de Pernambuco, o que deverá facilitar o acesso ao transporte público para quem utilizava as linhas agora suspensas.
Os moradores da área demonstram preocupação com as mudanças, temendo maior lotação nos veículos e aumento no tempo de espera.
No entanto, o órgão gestor reitera que as adequações no serviço convencional estão sendo feitas com o objetivo de garantir a manutenção do transporte na região.
Ainda não há previsão de retorno das linhas opcionais 214 e 224 e a suspensão, segundo o órgão, será mantida até que surjam empresas com capacidade para operar esses serviços de maneira sustentável e adequada aos padrões exigidos.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS