Investigação

Ex-aluno que invadiu UFRPE usa tornozeleira eletrônica, alegou problemas psiquiátricos e vai responder em liberdade, diz PF

Engenheiro-agrônomo tem 42 anos e entrou no campus fazendo ameaças e insinuando que roubaria arma de vigilante

Publicado em: 07/08/2024 05:34 | Atualizado em: 07/08/2024 05:43

Ex-aluno entrou na Rural e fez ameaças (Foto: Cortesia)
Ex-aluno entrou na Rural e fez ameaças (Foto: Cortesia)
O ex-aluno que invadiu a Universidade Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE), na Zona Norte do Recife, na terça (6), e ameaçou professores e estudantes, vai responder a um processo em liberdade.  

A informação foi repassada no fim da noite de terça pela Polícia Federal em Pernambuco (PF). 
 
O homem foi para a PF com um advogado e assinou um termo circunstanciado. 
A PF disse também que ele usa tornozeleira eletrônica em virtude de um roubo de celular.
 
Esse processo está na 8ª Vara Criminal do Recife.
 
A PF disse também que  ele apresentou  documentos médicos e informou que faz acompanhamento psiquiátrico.

Histórico
 
A reportagem do Diario de Pernambuco esteve no campus de Dois Irmãos e ouviu alunos sobre o comportamento do homem, identificado por  eles como Marco Antônio Pareja. 
 
Os alunos afirmaram que ele tem histórico de ofensas contra integrantes da comunidade acadêmica e chegou a ameaçar um ex-reitor, por meio de áudio. 
 
Como foi 
 
Por meio de nota, a PF disse que recebeu  uma ocorrência da Polícia Militar, registrada na UFRPE. Os PMs levaram um homem de 49 anos  detido. 
 Segundo a PF, trata-se de um engenheiro-agrônomo, natural de Limeira (SP) e residente no bairro de Dois Unido, na Zona Norte do Recife.

"Em depoimento na PF um dos vigilantes da UFRPE, afirmou o engenheiro chegou por volta das 8h20 ao Departamento de Zootecnia, fazendo diversas ameaças a funcionários da universidade, bem como  insinuações de tomada da arma do vigilante", disse a nota da PF. 

A polícia militar foi acionada e deteve o suspeito e o conduziu até a polícia federal onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de ameaça por infração ao artigo 147 do Código Penal. As penas variam de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa. 
 
O que disse a UFRPE
 
Por meio de nota, a UFRPE informou que "um cidadão externo à comunidade acadêmica da UFRPE entrou armado no prédio do CEAGRI II, no Campus Dois Irmãos da Universidade.Ao tomar conhecimento do fato, a Administração Superior da UFRPE e a segurança universitária acionaram as forças de segurança do Estado, que efetivaram o recolhimento do indivíduo. O mesmo foi encaminhado a uma delegacia da Polícia Federal para serem tomadas as medidas cabíveis".