BALANÇO
Estado tem mais de dois mil assassinatos em sete meses; SDS aponta leve aumento em relação a 2023
Dados foram divulgados, nesta segunda (5), pelo Governo do Estado, na internet
Por: Wilson Maranhão
Publicado em: 05/08/2024 17:56 | Atualizado em: 05/08/2024 21:18
De janeiro a julho deste ano, o Estado acumulou 2.102 assassinatos (Foto: Arquivo ) |
Pernambuco teve mais de dois mil assassinatos entre janeiro e julho dete ano.
No acumulado dos sete primeiros meses de 2024, o Estado contabilizou 2.102 casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs).
É o que apontam as estatísticas de assassinatos divulgados, nesta segunda-feira (5), pela Secretaria de Defesa Social (SDS), em seu portal oficial na internet.
Houve um leve aumento em relação ao acumulado no mesmo período de 2023.
Na relação entre os sete primeiros meses de 2023 e 2024, a elevação foi de 0,09%.
Em 2023, foram registradas 2.100 mortes, de janeiro a julho.
Foram dois homicídios cometidos a mais nos primeiros sete meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Com a soma dos sete primeiros meses deste ano, Pernambuco tem uma média de nove assassinatos diários, em 2024.
A média mensal é de 300 assassinatos no acumulado dos sete primeiros meses deste ano.
Julho
A SDS também contabilizou os casos de homicídios compreendidos nos 31 dias de julho deste ano.
Segundo a pasta, o mês passado terminou com o registro de 271 assassinatos.
No mesmo boletim mensal divulgado nesta segunda (5), a SDS apontou que o interior do Estado foi o primeiro no ranking das regiões que mais registraram casos de homicídios em julho deste ano.
Segundo a pasta, foram contabilizadas 150 ocorrências no mês passado.
A Região Metropolitana do Recife (RMR) ficou na segunda posição no ranking de casos de MVI em julho deste ano, com o total de 69 casos.
Já a capital pernambucana ficou na última posição das regiões que mais registraram ocorrências de MVI no mês passado.
Segundo a SDS, Recife fechou o mês de julho com 52 assassinatos ocorridos no Estado.
Isso equivale a uma redução de 4% se comparado com o mês anterior, quando abril somou 50 casos.
Na soma dos sete primeiros meses deste ano, a região interiorana do Estado contabiliza 1.056 mortes, seguido da RMR com 639 casos e o Recife contabilizando 407 ocorrências.
Governo diz que reduziu em 12,6% os homicídios em julho
O Governo do Estado, nesta segunda (5), emitiu nota em que afirma que o número de mortes violentas intencionais (MVI) em Pernambuco de maio a julho de 2024 foi o menor do período nos últimos 11 anos.
Segundo a gestão estadual, nos últimos três meses, o Estado registrou uma queda de mais de 9% no índice em relação ao mesmo recorte de 2023, com o número de casos caindo de 879 para 792.
“Em julho, a redução foi ainda mais acentuada, alcançando 12,6% - foram 310 registros no ano passado e 271 este ano. Foi o terceiro mês seguido de queda. Os números foram apresentados nesta segunda-feira (5), durante reunião semanal do Juntos Pela Segurança”, disse o governo, por meio de nota.
“A queda no número de mortes violentas intencionais registrada no mês de julho em Pernambuco, a exemplo do que já havia acontecido em maio e junho, é reflexo do trabalho incansável que temos feito para garantir a redução da criminalidade no Estado. Não vamos descansar um segundo na missão de garantir uma vida mais tranquila às pernambucanas e aos pernambucanos, em todas as regiões. O trabalho está só começando”, destacou a governadora Raquel Lyra (PSDB).
Ainda segundo o governo, O Governo do Estado, com base nos dados registrou uma redução de mais de 9% nas mortes violentas intencionais (MVI) em Pernambuco de maio a julho de 2024, comparando o mesmo período do ano passado.
“O número de casos caiu de 879 para 792. Em julho, a redução foi ainda mais acentuada, alcançando 12,6%. Em julho de 2023, foram registrados 310 casos de MVI, enquanto em 2024, o número caiu para 271, marcando, também, o terceiro mês consecutivo de queda nos índices”, detalhou o Palácio do Campo das Princesas em nota.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS