° / °

Acervo
Saúde

Estado expande Plataforma Nacional de Telediagnóstico

Foram entregues três equipamentos de Tele Eletrocardiograma (ECG) para os municípios de Toritama, Caetés e Pesqueira, no Agreste

Publicado: 02/08/2024 às 12:13

Estado investe em telemedicina/Foto: Arquivo

Estado investe em telemedicina/Foto: Arquivo

Estado investe em telemedicina
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) entregou três equipamentos de Tele Eletrocardiograma (ECG) para os municípios de Toritama, Caetés e Pesqueira, no Agreste. 
 
A iniciativa faz parte da Oferta Nacional de Telediagnóstico em Cardiologia, serviço que disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, para interpretação através Plataforma Nacional de Telediagnóstico (PNTD).
 
A meta é  apoiar o diagnóstico e a prática clínica, qualificando os profissionais da Atenção Primária e da rede de urgência e emergência. 
 
Ampliação 
 
Com a ampliação, atualmente, 163 municípios contam com o serviço em Pernambuco. 
Outras cinco cidades (Palmeirina, Bodocó, Lajedo, Ibirajuba e Taquaritinga) também receberão o equipamento. 

Os ECG são realizados por Unidades de Saúde cadastradas e enviados via internet para um Núcleo Especialista, que é o Centro de Telessaúde – Hospital das Clínicas/UFMG,  responsável por laudar os exames e, se necessário, fornecer suporte técnico por meio de teleconsultoria on-line.

“Essa ação representa uma expansão importante do Programa Telecárdio, que tem como objetivo realizar análise e interpretação do ECG de forma automatizada, por meio  da Telessaúde, beneficiando o atendimento do usuário SUS e auxiliando no diagnóstico de doenças cardiovasculares", destaca Frederico Jorge.

Mais de Acervo