° / °
Vida Urbana
Educação

Espaço Ciência promove Semana da História da Astronomia; veja como participar

O evento será realizado nesta terça-feira (13), promovendo visitas a locais importantes para o desenvolvimento dos estudos da astronomia local

Publicado: 14/08/2024 às 07:50

O Observatório Astronômico do Alto da Sé foi construído próximo ao local onde teria sido descoberto um cometa pelo astrônomo francês Emmanuel Liais, em 1860. A construção, datada de 1890, serviria como local para estudos dos astros/Foto: Divulgação/Observatório da Sé

O Observatório Astronômico do Alto da Sé foi construído próximo ao local onde teria sido descoberto um cometa pelo astrônomo francês Emmanuel Liais, em 1860. A construção, datada de 1890, serviria como local para estudos dos astros (Foto: Divulgação/Observatório da Sé)

O Espaço Ciência dá início nesta terça-feira (13) à Semana da História da Astronomia, oferecendo oportunidade de aprender sobre o céu astronômico das cidades de Olinda e Recife. Com programação gratuita, o evento ocorrerá no Observatório do Alto da Sé, das 16h às 20h.

“A  Semana  vai  relembrar  as construções  e  observações  realizadas desde o século XVII. É uma grande  oportunidade  do  público conhecer  a  história  da  astronomia local,  como  também,  conhecer  os espaços  públicos  que  remontam aos fatos que aqui ocorreram e ao que  se  realiza  nos  dias  atuais.  Foi através do resgate histórico da astronomia no Estado que, hoje, Pernambuco  possui  uma  lei  que  regulamenta  a  Semana  Estadual  de Astronomia  no  calendário  do  governo  estadual”,  afirma  o  coordenador  do  Observatório, Cleiton Batista.

Durante o evento, os visitantes poderão explorar marcos históricos como o Observatório  de  Marcgrave (1639), a Torre Malakoff  (1853) e o Observatório Astronômico de Olinda  (1890), que marcaram  a história da astronomia na região.

O Observatório Astronômico do Alto da Sé foi construído próximo ao local onde teria sido descoberto um cometa pelo astrônomo francês Emmanuel Liais, em 1860. A construção, datada de 1890, serviria como local para estudos dos astros. 

Abandonado, o local transformou-se em estação meteorológica até ser reaberto pelo Espaço Ciência em 2004, quando foi instalada uma cúpula giratória.
Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP