VIOLÊNCIA
Dados de violência contra jovens em Pernambuco preocupam Governo, diz secretário de defesa social
Pesquisa do Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que Pernambuco ocupa a quarta pior posição no ranking de violência contra jovens no País
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 14/08/2024 16:38 | Atualizado em: 14/08/2024 16:41
Secretário citou os trabalhos das Secretarias da Criança e da Juventude e a Secretaria de Defesa Social, que tentam prevenir e apurar, com "prioridade" esses crimes (Foto: Marina Torres/DP foto) |
Divulgados na terça (13), os dados da pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) repercutiram no Estado.
As informações foram publicadas nesta quarta (14) pelo Diário de Pernambuco. Os dados apontaram o Estado entre os líderes nacionais em violência contra jovens.
Durante um dos eventos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Recife, o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, falou sobre a preocupação do Estado com a violência contra os jovens.
Segundo ele, o Governo do Estado tem uma preocupação muito grande com isso. O gestor citou os trabalhos das Secretarias da Criança e da Juventude e a Secretaria de Defesa Social, que tentam prevenir e apurar, com “prioridade” esses crimes.
“Os números de homicídios de adolescentes e de crianças são altos. No recorte, nós vemos que mais de 80% têm envolvimento com o crime, com tráfico de drogas. Então, nós temos um problema que, antes de ser policial, é um problema social. Temos uma desigualdade muito grande no estado”, declarou.
Ainda conforme Alessandro Carvalho, o governo investe em escolas de tempo integral. Além disso, o Estado tem construído diversas creches.
“A gente tem que ter um olhar especial para a criança e para o adolescente, porque eles são os adultos do futuro. Não tenho a menor dúvida disso. O Estado tem feito isso da melhor forma possível”, disse Alessandro.
Fórum
No 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Ministro de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, recebeu um exemplar do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil.
No evento, o Secretário Nacional de Segurança Pública (MJSP), Mário Sarrubbo, comentou o material.
“Mostra uma vulnerabilidade importante do nosso País no campo da Segurança Pública”, disse.
Ainda segundo ele, o Governo Federal tem vários projetos no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) para essa área.
“São projetos que olham muito mais para a prevenção. Temos no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública, notadamente na Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOP). São operações integradas com forças federais e estaduais procurando deter e efetivamente desarticular esse tipo de crime que é muito grave, e tem aumentado. Temos um olhar especial no campo preventivo, mas também no campo repressivo”, concluiu Sarrubbo.
Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil
Os dados do Unicef mostram que Pernambuco ocupa a quarta pior posição no ranking de violência contra jovens em todo o País.
Ao todo, 412 bebês, crianças e adolescentes foram assassinados em 2023.
Intitulado “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”, o estudo foi divulgado na terça. Ele foi feito com base em dados oficiais dos governos estaduais.
No País, no ano passado, foi registrado um total de 4.944 mortes violentas intencionais de jovens, com idades entre 0 a 19 anos.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS