Cidadania
Campanha alerta para direitos da juventude para andar de graça em ônibus interestaduais; saiba mais
A ação %u201CJuventudes Pelo Seu Direito%u201D começa nesta sexta (30), no TIP, na Zona Oeste do Recife
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 30/08/2024 07:33 | Atualizado em: 30/08/2024 07:53
![]() |
TIP fica na Várzea (Foto: Arquivo ) |
A Secretaria de Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) lança, nesta sexta (30), a campanha “Juventudes Pelo Seu Direito”.
Um dos temas é o direito a andar de graça em ônibus interestaduais.
A ideia é conscientizar a população jovem sobre o acesso a direitos previstos no Estatuto da Juventude, além de sensibilizar empresas e órgãos envolvidos na oferta destes serviços.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH).
Essa campanha integra as ações voltadas ao bem-estar e desenvolvimento do público jovem. O Dia Internacional das Juventudes foi celebrado no dia 12.
Como será
O público que frequenta o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Várzea, Zona Oeste, poderá contar com o apoio de equipes a postos para oferecer, em tempo real, informações e direcionamentos de como funciona o ID Jovem e de que forma poderão acessar o direito.
O foco principal é reforçar a garantia de duas viagens interestaduais gratuitas, além de duas vagas com 50% de desconto em outras viagens interestaduais.
São beneficiados jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos.
O lançamento oficial da campanha conta com a participação de autoridades e representantes dos órgãos parceiros da iniciativa: as Secretarias Estaduais de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI), de Turismo (SETUR) e de Assistência Social (SAS).
Também participa a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), além de outras companhias de transporte com guichês no TIP, como Borborema, Progresso e Gontijo.
Além disso, equipes do Centro de Assistência Social (CRAS) irão facilitar o cadastramento de novos jovens ao programa e a atualização de dados daqueles que já possuem cadastro ativo.
A Secretária de Criança e Juventude, Yanne Teles, enfatizou a importância da campanha: “Muitos jovens desconhecem os benefícios garantidos pelo ID Jovem, que além das gratuidade no transporte interestadual também proporciona acesso a outros benefícios, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Garantir que este público tenha conhecimento e possa usufruir desses direitos é fundamental para promover a inclusão e a participação plena dos jovens na nossa sociedade”, pontua.
Visando maior eficácia dos serviços, equipes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) vão fiscalizar casos de descumprimento e notificar as empresas que não estejam oferecendo a reserva de assento dos ônibus quando solicitada pelos jovens.
De acordo com Joana Figueirêdo, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDHPV), a parceria entre os diferentes órgãos e entidades da iniciativa privada é essencial para o sucesso da campanha.
"Essa cooperação é fundamental para assegurar que os jovens tenham seus direitos respeitados. Ao unirmos esforços, estamos fortalecendo os mecanismos de fiscalização e garantindo que as normas sejam cumpridas, promovendo o acesso equitativo aos benefícios destinados aos jovens," afirma a gestora.
A ação reforça o compromisso do Governo Estadual na construção de uma política pública de juventude integral e transversal em todo o Estado.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS